O próximo domingo (14) será histórico para o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A sétima das dez etapas da temporada de 2014 será disputada em Córdoba, na província argentina de Alta Gracia, marcando a 200ª corrida da história da categoria desde sua homologação, em 1996, pela Confederação Brasileira de Automobilismo. É a sexta vez que a categoria dos caminhões tem uma corrida na Argentina – o país figura no calendário desde 2009.
Três pilotos já venceram a etapa argentina do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Felipe Giaffone, da RM Competições/MAN Latin America, foi o primeiro na corrida de 2009, em Buenos Aires, e na de 2012, em Córdoba. As outras duas corridas realizadas no circuito da capital do país, em 2010 e 2011, tiveram vitórias de Geraldo Piquet, da ABF-Santos Desenvolvimento. Em 2013, a etapa de Córdoba foi vencida por Beto Monteiro, da Scuderia Iveco.
Giaffone é vice-líder da atual temporada com 106 pontos. Monteiro, com 62, está em quarto. Piquet soma 59 e está em sexto. A liderança da tabela é de Leandro Totti, também piloto da RM/MAN Latin America, que venceu as cinco primeiras etapas da temporada e soma 152 pontos. Wellington Cirino, também da ABF-Santos, é o terceiro, com 103. O grupo dos seis primeiros inclui ainda Roberval Andrade, da Ticket Car-Corinthians Motorsport, com 62.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
O circuito do Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, na província de Alta Gracia, é um dos que oferecem maiores médias de velocidade entre os 10 que compõem o calendário da Fórmula Truck. Em 2012, Giaffone conquistou a pole position da etapa perfazendo média horária de 145,488 quilômetros para o traçado de 3.691 metros. A volta mais rápida em corrida, também da edição de 2012, teve Giaffone atingindo média de 142,969 km/h.
19 TEMPORADAS
A história da Fórmula Truck nas pistas teve início em 1995, com quatro provas extraoficiais realizadas em caráter experimental nas pistas de Cascavel (PR), Goiânia (GO), Londrina (PR) e Guaporé (RS). O resultado da experiência conduziu a competição à homologação a partir de 1996. A primeira edição do Campeonato Brasileiro, no ano de 1996, compreendeu seis rodadas duplas, a primeira delas em Guaporé, com vitória de Renato Martins.
As cinco primeiras temporadas oficiais da Fórmula Truck apresentavam duas corridas por evento. Foram seis rodadas duplas em 1996 e mais seis em 1997, sete rodadas duplas em 1998, oito em 1999 e oito em 2000, quando o regulamento aboliu o sistema de rodadas duplas e a categoria contabilizava um histórico de 70 corridas. Cada temporada entre 2001 a 2007 teve nove etapas. Desde 2008, são dez corridas a cada edição do Campeonato Brasileiro.