O Comitê Olímpico Espanhol (COE) anunciou nesta quarta-feira que Rafael Nadal foi escolhido, após decisão unânime tomada junto às federações filiadas à entidade, para ser o porta-bandeira da Espanha na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, no próximo dia 27 de julho.
Medalhista de ouro na Olimpíada de Pequim, em 2008, o tenista teve essa honraria confirmada pouco depois de ter conquistado, no último dia 11, o inédito e histórico heptacampeonato de Roland Garros. "Entre os inúmeros êxitos esportivos de Rafael Nadal se destacam seus 11 triunfos (títulos) em torneios de Grand Slam, sendo sete sobre a terra batida de Paris, e o seu Prêmio Príncipe das Asturias dos Esportes no ano de 2008", destacou o COE, por meio de nota em seu site oficial, ao justificar a sua decisão.
A escolha de Nadal para o posto foi definida justamente nesta quarta-feira, em uma reunião realizada na sede do COE, em Madri. Na capital inglesa, o atual vice-líder do ranking mundial do tênis tentará conquistar o bicampeonato olímpico em um torneio que promete ser histórico, pois contará com a presença dos melhores jogadores do mundo e acontecerá em Wimbledon, templo da modalidade e palco do Grand Slam cuja chave principal começará a ser disputada na próxima segunda-feira.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Com apenas 26 anos de idade, Nadal disputará já a sua terceira Olimpíada, depois de ter jogado o torneio de duplas dos Jogos de Atenas, em 2004, e depois triunfado na competição de simples em Pequim, há quatro anos.
O tênis, por sinal, terá grande representatividade na cerimônia de abertura dos Jogos de Londres, pois o sérvio Novak Djokovic e a russa Maria Sharapova, respectivos líderes dos ranking masculino e feminino da modalidade, já haviam sido anunciados anteriormente como porta-bandeiras de seus países nesta Olimpíada.