Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Atletismo!

Não sabia de substância proibida em remédio, diz Vanda

Agência Estado
09 dez 2014 às 13:08

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

Flagrada em exame antidoping, a velocista Vanda Gomes afirmou que ingeriu substância proibida de forma não intencional ao tomar medicamento por indicação de um médico particular. A atleta foi suspensa provisoriamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Atletismo e pode ser afastada das competições por até dois anos.

De acordo com Vanda, o medicamento foi receitado para tratar hiperestrogenismo, problema de saúde que se caracteriza pelo excesso de hormônio feminino. A substância flagrada no teste positivo, o anastrozol, é um inibidor de aromatase, medicamento criado para o tratamento do câncer de mama. Ele é utilizado por atletas para inibir a transformação do hormônio sexual masculino, a testosterona, na hormônio feminino, o estrogênio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Utilizei a medicação a partir de consulta com um médico particular, como forma de prevenção a um possível problema de saúde. Infelizmente não me atentei à substância presente no medicamento e, por isso, não consultei nem informei a equipe do clube a respeito", declarou Vanda, em nota oficial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


A atleta isentou de responsabilidade o Pinheiros, clube que defende em competições nacionais. "Foi uma decisão particular, pela qual agora irei responder", afirmou a velocista.

Caso seja punida pelo doping, Vanda vai perder os resultados do Troféu Brasil de Atletismo, em outubro. Na ocasião, fez o quarto melhor tempo do País na temporada nos 200m, o que a credenciaria para estar no revezamento 4x100m. Nos 100m, ela é oitava colocada. No ano passado, foi quinta no ranking em ambas as provas, ficando atrás de Ana Cláudia Lemos, Franciela Krasucki, Rosângela Santos e Evelyn dos Santos.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade