Após conquistar o ouro na Universíade – competição disputada em Belgrado, na Sérvia – a lutadora de taekwondo Natália Falavigna voltou nesta quarta-feira a Londrina, e falou sobre a continuidade dos treinamentos na cidade.
Conforme a lutadora, algumas propostas já foram feitas e a Unopar viabilizou sua permanência na cidade, no entanto, a atleta precisará de mais apoio das empresas para que o ciclo de treinamentos até as Olimpíadas de Londres, em 2012, continue.
"A Unopar me deu uma apoio excelente e tenho que agradecer muito a instituição. Mas, preciso de mais apoio para que possamos conseguir a nossa maior meta, ou seja, a medalha de ouro olímpica", salientou a atleta. "Na próxima semana iremos conversar com a Sercomtel e, caso fecharmos, será mais um passo para continuarmos nessa longa caminhada", complementou.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Falavigna pretende passar um período nos Estados Unidos com o medalhista Steven López para enaltecer sua forma de luta nas competições. "Já recebi uma proposta para integrar a equipe de Steven, mas acabei me comprometendo a defender Londrina e a Unopar. Porém, pretendo ter essa experiência para buscar mais resultados positivos", ressaltou.
A lutadora juntamente com seu treinador Walassi Aires implementaram novas formas para que a atleta possa ter mais mobilidade e, com isso, supreenda seus adversários. "Desde o início do ano, estamos pautando nossos treinamentos visando as nossas regras da modalidade e também mais golpes para, durante a luta, arriscar mais", argumentou Falavigna.
Ouro – Natália venceu a Universíade (certame que reúne melhores atletas universitários de cada país) na categoria acima de 72 quilos ao bater a chinesa Yingying Han, por 3 a 2. Para chegar à final, a lutadora da Unopar venceu as lutas contra a coreana Sae Bom Na, por 4 a 1; contra a americana maia Eubanks, por 2 a 0 e contra a tailandesa Rapatkorn Prasopsuk, por 2 a 1.
Em 2003, a londrinense ficou com a prata e, nas competições seguintes, não participou. "O ouro estava engasgado e, desta vez, conseguimos", comemorou.
A competição conta pontos no ranking internacional - possível critério de classificação para a Olimpíada de 2012.
Competições – A lutadora participará dos Jogos Regionais e Jogos Abertos visando o Campeonato Mundial. Será a quinta vez que a londrinense disputará o certame. Em quatro competições, Falavigna trouxe duas medalhas de bronze e uma de ouro.