Depois de ser derrotada com certa facilidade nos dois primeiros sets, a seleção masculina de vôlei do Brasil venceu Cuba por 3 a 2, de virada, com parciais de 18/25, 21/25, 25/16, 30/28 e 15/12, nesta quarta-feira (6), em sua estreia na fase final da Liga Mundial, em Gdansk, na Polônia.
Com o resultado heroico, já que o Brasil precisou salvar seis match points no emocionante quarto set, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho enfrentará os Estados Unidos nesta quinta, às 8h30 (de Brasília), já de olho na classificação à semifinal da competição.
Por ter perdido dois sets nesta quarta, a seleção brasileira somou dois pontos e ficou na vice-liderança do Grupo F, enquanto a Rússia lidera a chave, com três, após superar os Estados Unidos por 3 sets a 1, também de virada, com parciais de 29/31, 25/16, 25/21 e 25/22. Por terem vencido dois sets contra o Brasil, os cubanos ficaram na terceira colocação, com um ponto, enquanto os norte-americanos estão na lanterna, sem nenhuma pontuação.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
Nesta quinta, antes do duelo entre Brasil e Estados Unidos, o confronto Cuba x Rússia irá abrir a segunda rodada do Grupo F, a partir das 6 horas (de Brasília).
O jogo
No duelo desta quarta, a seleção brasileira começou o confronto de forma apática e lenta. Contando com a entrada do levantador Marlon e do atacante Leandro Vissotto, que voltou de lesão, como novidades, a equipe chegou a estar perdendo por 15 a 10 e reagiu em seguida no primeiro set, quando ficou em desvantagem de 20 a 18, mas o time parou por aí e viu os adversários fazerem cinco pontos seguidos para liquidar a parcial em 25/18.
Já no segundo set, o Brasil iniciou melhor e chegou a abrir 9 a 7, mas era ineficiente no saque e permitiu a virada de Cuba, que abriu 14 a 12 e, mais tarde, fechou a parcial em 25/21 após um bloqueio sobre Leandro Vissotto, que não vinha bem no duelo.
Com dois sets de desvantagem, Bernardinho resolveu promover uma séria de mudanças no Brasil, colocando Bruno, Giba, Theo e Sidão em quadra. E, com novo ânimo, o time abriu boa diferença de pontos logo no início da parcial. Após um ponto de Murilo, o time chegou a fazer 16 a 8, antes de ganhar o set por 25 a 16, após o mesmo Murilo explorar o bloqueio cubano.
No quarto set, o mais disputado do duelo, os cubanos voltaram a dominar o duelo e chegaram a abrir 19 a 16, mas os brasileiros reagiram no final e, de forma heroica, garantiram o placar de 30 a 28 após dois ataques de Lucas.
E, aproveitando o bom momento emocional em quadra, o Brasil voltou a ficar à frente com uma pequena vantagem de dois pontos (6 a 4) e depois conseguiu administrar o placar até abrir 13 a 10, após bloqueio de Sidão sobre Leon. E, em seguida, os brasileiros fecharam o jogo graças a um erro de Hernandez: 15 a 12. No final, Lucas e Leon se destacaram como maiores pontuadores do duelo, com 20 pontos cada um.
Nesta quarta, o Grupo E também terá os seus primeiros jogos da fase final da Liga Mundial. Argentina e Itália se enfrentam às 12h15 (de Brasília), antes de poloneses e búlgaros medirem forças a partir das 15 horas.