A Red Bull apresentou oficialmente neste domingo, em sua fábrica em Milton Keynes, na Inglaterra, o seu novo carro para a temporada deste ano da Fórmula 1. O novo modelo da escuderia que defenderá em 2013 o tricampeonato do Mundial de Pilotos e Construtores trouxe como principais novidades a adoção do degrau no bico e o fato de ter recebido tons roxos, que agora passarão a dividir espaço com o antes predominante azul e os detalhes em amarelo e vermelho de modelos anteriores.
Batizado de RB9, o novo carro da Red Bull também não conta mais com a entrada de ar que o modelo de 2012 tinha no seu bico, agora redesenhado, apesar de o regulamento aerodinâmico da F1 não ter passado por mudanças significativas em relação ao ano passado. O degrau utilizado nesta parte do monoposto, por sinal, neste ano foi abolido pela Ferrari e também não foi adotado pela McLaren.
A Red Bull optou por uma apresentação discreta do seu novo carro, diferentemente do que fizeram McLaren e Ferrari, que respectivamente na última quinta e sexta-feira promoveram eventos grandiosos para exibir os seus modelos de 2013. Desenho por Adrian Newey, o bólido recém-criado foi trazido ao público pelo time austríaco por meio de um vídeo publicado em seu site oficial, de apenas 3 minutos e meio de duração, intitulado de "Rhythm of the factory" (ritmo da fábrica), que mostrou como foi o processo de criação do RB9.
Leia mais:
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Londrinenses conquistam 11 títulos Nacionais e representarão o Brasil em dois Campeonatos Mundiais
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
O certo é que a cor roxa chamará muita atenção na equipe a ser batida em 2013. Ela aparece em destaque na lateral e na asa traseira do novo modelo, que será visto andando na pista pela primeira vez na próxima terça-feira, quando começará a primeira bateria de testes coletivos de pré-temporada das equipes da F1, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.
O carro foi batizado de RB9 por ser o nono produzido pela Red Bull para competir na maior categoria do automobilismo mundial, na qual o alemão tricampeão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber voltarão a formar a dupla titular de pilotos da escuderia. Webber, por sinal, será o primeiro a guiar o novo modelo da equipe nos testes de Jerez.
A Red Bull se tornou neste domingo a sexta escuderia a apresentar o seu novo carro para a esta temporada da F1, que começará no dia 17 de março, com o GP da Austrália. Antes dela, Lotus, McLaren, Ferrari, Force India e Sauber exibiram seus modelos para este ano. Já para terça-feira estão previstas as apresentações dos monopostos da Mercedes e da Toro Rosso, enquanto Caterham e Marussia exibirão suas novas máquinas na quarta e a Williams só irá mostrar o seu carro para 2013 no dia 19 de fevereiro.