O ex-jogador Oscar Schmidt recebeu nesta segunda-feira a indicação para o Hall da Fama do Naismith Memorial Basketball, honraria que leva o nome do criador do basquete. Até hoje, os campeões mundiais Ubiratan Maciel, em 1963, e Hortência, em 1994, são os únicos brasileiros presentes na lista. O anúncio foi feito em Springfield, nos Estados Unidos. Oscar, que já faz parte do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (Fiba), aparece ao lado de outros 29 concorrentes ao posto.
A escolha será feita por uma comissão de júris e os indicados passarão por uma série de avaliações. A primeira parte será a análise por um colegiado de nove membros. Sete precisam votar à favor do jogador para que ele avance à fase final. O anúncio dos classificados será em fevereiro, durante o All-Star Game da NBA. Por fim, o postulante ao título precisará conquistar a preferência de 18 dos 24 integrantes do Comitê de Honra para receber a homenagem. Os escolhidos serão divulgados em abril, no Final Four da liga universitária americana.
O momento mais marcante de Oscar pela Seleção Brasileira foi na campanha do ouro no Pan-Americano de Indianápolis, em 1987. Na decisão, ele liderou o time na vitória sobre os Estados Unidos por 120 a 115. Foi a primeira vez que os americanos perderam um jogo em casa. Ele também foi bronze no Mundial das Filipinas, em 1978. Ele soma 7.693 pontos em 326 partidas oficiais, tendo defendido o Brasil de 1977 a 1996.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Além de títulos, o brasileiro ainda soma alguns recordes. Ele é o maior pontuador da história do basquete, com 49.703, é das Olimpíadas (1.093), além de ser o atleta mais vezes cestinha nos Jogos, com três aparições e o principal marcador em um único jogo no evento, com os 55 pontos feitos contra a Espanha em Seul-1988.
O ex-ala se aposentou em 2003, aos 45 anos, quando defendia o Flamengo. Ele também jogou pelo Palmeiras, Corinthians, pelos italianos Caserta e Pavia e pelo Forum/Valladolid, da Espanha.