Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Réplicas de volantes de F1

Paixão pela velocidade é traduzida em arte em Londrina

André Bueno - Redação Bonde
24 nov 2011 às 10:55

Compartilhar notícia

- André Bueno/Bonde
Publicidade
Publicidade

Os aficcionados em Fórmula 1 sabem da dificuldade dos pilotos lidarem com os diversos botões dos volantes de seus carros. Sonho de consumo, a peça pode custar até R$ 300 mil, mas os apaixonados pela velocidade poderão ter uma réplica por valor bem menor. E é de Londrina que saem umas das reproduções mais fiéis do mercado, graças ao talento do artista Roberto Araújo.

A paixão dele pelos volantes começou em março de 2003, quando viu Rubens Barrichello com a peça do modelo F2003GA. "Vi o Rubens com o volante da Ferrari em uma revista e resolvi fazer igual para eu ter guardado. Porém, na época os volantes da categoria eram um segredo de Estado e dificilmente se achava fotos, o que dificultou bastante o projeto", revelou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



André Bueno/Bonde
André Bueno/Bonde



A partir daí, Araújo começou a desenvolver três modelos da escuderia Ferrari – (2002 – F2002), (2006 – 248F1) e o (2008 – F2008); e um da McLaren (2004 – MP4-19/MP4-19B). "Eu faço mais modelos da Ferrari pelo fato do modelo ser um dos que mais chamam a atenção da Fórmula 1. Outras peças como o da Red Bull, Mercedes e, a própria McLaren, são lindas, mas nada se compara ao do time italiano", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete



André Bueno/Bonde
André Bueno/Bonde



Dois de seus modelos da Ferrari – 2006 e 2008 – foram autografados pelo piloto brasileiro Felipe Massa em um evento em São Paulo, no dia 23 de junho de 2009. "O Massa adorou as peças e deu até dicas para que eu ajustasse os modelos e ficassem iguais aos reais", disse. "Dias depois do encontro, o Massa sofreu o acidente na Hungria e fiquei muito abalado, pois ele é muito simpático e um piloto extraordinário", relembrou.

Publicidade



André Bueno/Bonde
André Bueno/Bonde



A meta do artista é desenvolver a réplica de 2011 da Ferrari. "Pretendo começar a produção em dezembro e me dedicar, pois a peça é muito complicada e com diversos detalhes dificílimos para a construção", argumentou.


RARIDADE – Em 2004, para relembrar os 10 anos da morte do Tricampeão Ayrton Senna, Araújo desenvolveu a réplica do modelo de 1991 da McLaren/Honda (Mp4/6), carro com o qual o brasileiro foi tricampeão.

Publicidade


O artista fez somente 34 peças, sendo que uma delas está exposta na sala de sua residência. As demais foram vendidas na capital paulista. "Fiz somente 34 modelos porque o piloto morreu aos 34 anos. Não as desenvolvi mais porque não queria explorar a imagem de Senna e receber por isso", enfatizou.



André Bueno/Bonde
André Bueno/Bonde



Outros modelos estão expostos em sua casa – como o volante da Renault R25 guiado por Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella, na temporada de 2005 e o da Williams FW24 guiado por Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher, em 2002.

Publicidade


F1 ATUAL – Aos 52 anos, o ex-funcionário público federal revelou que sempre foi viciado em corridas, principalmente a Fórmula 1. Na opinião dele, jamais veremos outro Ayrton Senna nas pistas. "Ayrton Senna fazia coisas que nos deixavam de boca aberta. Ele era extraordinário e de um talento que jamais veremos. Hoje em dia Sebastian Vettel (RBR) tem um carro muito bom o que facilita bastante seu desempenho, mas um piloto que tem algo incrível é o Fernando Alonso (Ferrari). O espanhol consegue tirar ‘leite de pedra’", avaliou.


Principal brasileiro após a era Senna, Barrichello é injustiçado na categoria na visão do artista. "Em sua carreira, teve carros ruins e quando teve um modelo bom, o brasileiro encontrou pela frente um alemão (Michael Schumacher) que estava em uma fase inacreditável", finaliza o londrinense.

Serviço:
Para mais informações sobre adquirir as peças visite o site: www.volantef1.com.br


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade