Um dos representantes de Londrina nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Igor Alex Tofalini, da seleção brasileira de Paracanoagem, faz sua estreia na competição nesta quarta-feira (14). O paratleta é integrante da equipe do Iate Clube de Londrina que recebe incentivos do Fundo Especial de Investimento a Projetos Esportivos (FEIPE). O programa dá incentivo às práticas esportivas e é desenvolvido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio de projetos que recebem recursos municipais.
Tofalini entra na água da Lagoa Rodrigo de Freitas às 9h30 para disputar a prova de 200 metros, válida pelas eliminatórias da categoria KL2, na qual o atleta pode utilizar os braços e o tronco para movimentar o caiaque. A partir das 10h30, ele compete novamente pela fase semifinal. As finais da Paracanoagem serão disputadas na quinta-feira (15), a partir das 9 horas.
Essa é a estreia da Paracanoagem nos Jogos Paralímpicos. Na Rio 2016, os atletas disputam seis provas valendo medalhas, sendo três no masculino e três no feminino, nas categorias KL1, KL2 e KL3. Igor é um dos três representantes de Londrina nesta edição dos Jogos. Também estão competindo Teresinha de Jesus Correia dos Santos, do atletismo, que conquistou medalha de bronze na prova de cem metros da classe T-47, e Márcia Cristina de Menezes, do Halterofilismo.