O norte-americano Michael Phelps, maior fenômeno da história da natação, falhou na tentativa de se classificar para a final da prova dos 100 metros livres da etapa de Estocolmo da Copa do Mundo, disputada em piscina curta.
Phelps terminou a eliminatória com apenas o 16.º melhor tempo ao cravar 47s77. Oito nadadores avançaram à final e o sueco Stefan Nystrand obteve a marca mais rápida do dia ao completar a bateria qualificatória em 45s93.
Na competição sueca, Phelps abriu mão de utilizar os maiôs de alta performance, já visando a próxima temporada, quando o uso dos mesmos estará proibido. O nadador ainda avisou, após ser eliminado, que não está "na sua melhor forma".
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Além de Phelps, outros grandes nomes da natação foram eliminados na eliminatória dos 100 metros livres, como o francês Frederick Bousquet, dono do recorde mundial dos 50 metros livre, que fez o 12.º melhor tempo ao cravar 47s53. O australiano Eamon Sullivan, com 47s38, e o italiano Filipo Magnini, com 47s74, também ficaram fora.
Entre os qualificados para a final, porém, está o brasileiro Nicolas Oliveira, que ficou justamente com o oitavo melhor tempo ao cravar 47s00. Nicolas é um dos 28 nadadores que representam o Brasil na competição sueca.