Os quenianos mostraram sua superioridade e venceram, na manhã deste domingo (11), a 11ª edição da Prova Pedestre de Cidade de Londrina. Barnabas Kiplagat Kosgei e Nancy Jepkosgei, que venceram a tradicional Volta da Pampulha, disputada na semana passada em Belo Horizonte (MG), chegaram na frente na disputa de 10 quilômetros em território londrinense.
Os africanos dominaram amplamente as primeiras posições. Nelson Mbuya, da Tanzânia, e Jonah Kiplagat Kemboi, do Quênia, ficaram no segundo e terceiro lugares, respectivamente. ''Foi uma prova com muitas descidas, o que ajudou bastante'', declarou Mbuya.
Entre as mulheres, a queniana Bornes Jepkirui Kitur foi a segunda colocada. Em terceiro ficou Joziane da Silva Cardoso, moradora de Nova Santa Bárbara, a 76 quilômetros de Londrina, e já foi campeã na edição da Prova Pedestre de 2009. ''Eu tentei, fiquei brigando com as outras duas, mas me faltou treino e elas são muito bem preparadas. Mas foi bom, fiquei muito feliz'', disse.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Os atletas amadores também tiveram seu espaço. No percurso mais curto, de quatro quilômetros, os três primeiros colocados na classificação geral do masculino foram Helker Gatto Rigone, Alan Matias e Ewerton Sirilo. Já no feminino, as vencedoras foram Tatiane Raquel da Silva, Franciele Maria de Oliveira e Ana Cláudia Carolina Vargas.
A prova, de acordo com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), contou com a participação de mais de 1,2 mil pessoas neste ano. (com informações do repórter João Fortes, da Folha de Londrina)