Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Velocidade!

Restritor é o 'fantasma' para líderes da Truck em Curitiba

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 ago 2015 às 17:06

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

Um dos maiores objetivos da Fórmula Truck é levar o público e se empolgar com as corridas. Nesta temporada em que a categoria completa 20 anos, o regulamento foi modificado pensando justamente neste ponto. Assim, desde a segunda e até a penúltima prova de 2015 os pilotos enfrentam o que eles chamam de fantasma do restritor. Explica-se: para equilibrar mais as disputas, os três primeiros colocados na classificação geral participam de treinos e corridas com um aparato que reduz a potência dos motores dos caminhões.

Posicionado na entrada do turbo, essa espécie de anel diminui a entrada de ar nos propulsores e, consequentemente, reduz a potência. O líder do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, que em Curitiba é Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation), sofre, pois usa o restritor com a menor entrada de ar: 74 milímetros, o que a leva a perder algo em torno de 70 cavalos. Giaffone tem 241 pontos na tabela. Paulo Salustiano (Mercedes-Benz) é o vice-líder - 240 pontos - e utiliza uma entrada de ar com 76mm, o que provoca perda de cerca de 50 HP.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Quem, pelo menos em tese, sente menos dificuldade nos 3.695 metros da veloz pista de Curitiba será o terceiro na classificação geral, Leandro Totti, o atual campeão da Fórmula Truck. Ele tem 212 pontos, justamente a mesma quantidade em disputa até o final do ano, usa o restritor de 78 milímetros e deixa de utilizar aproximadamente 30 cavalos do motor do seu Volkswagen Constellation. Todos os outros pilotos, posicionados do quarto lugar em diante, têm uma entrada de ar de 80 milímetros e utilizam toda a potência de cerca de mil HP dos motores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova polêmica

O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

O uso do restritor teve início na corrida de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, na segunda prova de 2015, e permanece para os três primeiros colocados na tabela de classificação, que pode variar prova a prova, até a etapa de Cascavel, a penúltima do ano. Na corrida final ninguém usará o restritor.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade