Ricardo Martins encara o maior desafio da sua carreira no Rally Dakar 2017. O piloto do Team Rinaldi representa o Brasil entre as motocicletas da 39ª edição do evento, de 2 e 14 de janeiro nas trilhas do Paraguai, Bolívia e Argentina. Com nove mil quilômetros de percurso e altitudes de até 3660 metros pela frente, o catarinense vai utilizar os pneus HE 42, modelo específico para a modalidade desenvolvido para a linha off-road da fábrica nacional.
A estreia no maior rally do mundo representa a realização de um sonho. "Antes o Dakar era algo muito distante para mim, mas tudo foi acontecendo e agora estou muito próximo da largada", contou Martins. "Fui acompanhar a prova nos bastidores em 2015 e, no início de 2016, a vontade de estar lá foi mais forte e coloquei o Dakar como meta. Procurei os meus patrocinadores, que me receberam de portas abertas e acreditaram no projeto."
O palco da largada será Assunção, capital do Paraguai, que integra o percurso do Rally Dakar pela primeira vez. Com rumo para o norte, onde cruzará os altiplanos da Bolívia até a cidade de La Paz, o roteiro retorna com direção ao sul para atravessar a Argentina. A chegada será na capital Buenos Aires. "Estou preparado para enfrentar o que vier e não vou desistir. O grande objetivo é terminar bem a prova, estou fazendo tudo o que posso para isso."