Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Basquete!

Sem novidades, Barbosa convoca 18 e já garante Clarissa e Érika na Olimpíada

Agência Estado
31 mai 2016 às 17:43

Compartilhar notícia

- Reprodução
Publicidade
Publicidade

O técnico da seleção brasileira feminina de basquete Antonio Carlos Barbosa anunciou nesta terça-feira, em São Paulo, a convocação de 18 atletas para os treinos de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio. Não há nenhuma surpresa na lista, que engloba as 15 jogadoras que treinam desde o início do mês e as três que ficaram de fora do Sul-Americano porque estavam atuando na WNBA.

A preparação para o Rio-2016 começou em 2 de maio, quando um grupo de 15 atletas se reuniu em Campinas para treinar visando o Sul-Americano. Deste elenco, três jogadoras foram cortadas e não disputaram a competição continental: as armadoras Babi e Adrianinha, além da ala Isabela Ramona. As duas últimas estavam machucadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Agora, as três voltam à convocação, que também tem as pivôs Damiris, Érika e Clarissa. Damiris fez pré-temporada pelo Atlanta Dream, mas foi liberada de jogar a temporada 2016 da WNBA. A franquia da Geórgia, à época, disse que ela ficaria treinando para a Olimpíada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


Nesta terça, a coordenadora da seleção feminina, Adriana Santos, explicou melhor a situação. "Ela teve problemas familiares. Estava indecisa de ir à WNBA. Deixei ela à vontade para ela fazer o que era melhor para ela. Quando ela disse que decidiu ficar, foi uma surpresa para nós. Ela está feliz, e nós também, por recebê-la no dia 2", contou, citando o dia da apresentação da equipe.

Publicidade


Clarissa e Érika, que furaram o boicote dos principais clubes brasileiros e se apresentaram ao técnico Antonio Carlos Barbosa para jogar o evento-teste do Rio-2016, se deram bem. Depois de servirem à seleção por uma semana em janeiro, elas foram liberadas para se apresentarem com um mês e meio de atraso. Ambas ficam até meados de julho no Chicago Sky.


"Temos que respeitar a carreira das meninas. Falei com o empresário delas e no dia 15 de julho elas farão o último jogo em Chicago. Devem se apresentar no dia 16. Para nós foi uma vitória, para elas terem um tempo para treinar com a equipe", explicou Adriana. Há jogos do Sky marcados até 22 de julho.

Publicidade


Barbosa não esconde que as duas estão garantidas na Olimpíada. O treinador planeja viajar para a França, em 29 de junho, para três amistosos contra as donas da casa, já com um grupo de 13 atletas, após três cortes. "Na França definiremos as outras 10 jogadoras para a Olimpíada. As outras duas estão garantidas", assegurou.


A programação da seleção prevê um quadrangular no fim de julho, em Campinas, contra França, Japão e um time a definir. Em 2 de agosto, na semana de abertura dos Jogos, a equipe encerra a preparação com um amistoso em Mogi das Cruzes, também com adversário ainda indefinido.

Publicidade


Sobre o elenco final, Barbosa prometeu fazer um "mix" entre veteranas e atletas mais jovens. "Um time formado não só por atletas experientes, mas também de atletas que farão base para um outro ciclo olímpico, e que tenha já dado algum resultado."


Das 18 convocadas, 10 têm pelo menos 30 anos, sendo que há atletas de 38 (Êga), 37 (Adrianinha), 36 (Kelly), 35 (Gilmara) e 34 anos (Érika e Iziane). Com menos de 25 anos ou menos aparecem Tatiane (25), Tainá (24), Patrícia (25), Isabela Ramona (21) e Damiris (23). A tendência é que só duas ou três dessas garotas estejam nos Jogos.

Publicidade


Confira a convocação da seleção feminina de basquete:


Armadoras - Adrianinha (América-PE), Babi (Corinthians/Americana), Joice (Corinthians/Americana) e Tainá (América-PE).


Alas - Iziane (Sampaio Basquete-MA), Isabela Ramona (Sampaio Basquete-MA), Jaqueline Silvestre (Santo André), Palmira (Sampaio Basquete-MA), Patrícia Ribeiro (Maranhão Basquete) e Tatiane (América-PE).

Pivôs - Érika (Chicago Sky e América-PE), Clarissa (Chicago Sky), Damiris (Corinthians/Americana e Atlanta Dream), Ega (Maranhão Basquete), Gilmara Justino (Corinthians/Americana), Karina Jacob (Sampaio Basquete), Nádia (Sampaio Basquete) e Kelly (América-PE).


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade