A russa Yelena Isinbayeva encerrou neste domingo um jejum de três anos sem conquistar títulos importantes ao faturar a medalha de ouro na disputa do salto com vara no Mundial Indoor de Atletismo, em Istambul, na Turquia. Para voltar a ser campeã, ela precisou dar apenas dois saltos.
A russa quebrou o recorde mundial indoor no mês passado, ao atingir 5,01 metros, mas fracassou na tentativa de superar a marca após assegurar o ouro. Mesmo assim, garantiu o seu quarto título mundial indoor, o primeiro nos últimos quatro anos. No mesmo período, ela também perdeu o título do Mundial de Atletismo.
"Eu estava esperando por esta vitória como uma mãe está esperando para dar à luz ao seu bebê", disse Isinbayeva. "Os últimos três anos me mostrou como é importante para mim vencer", completou a russa, que sucedeu Fabiana Murer como campeã mundial indoor do salto com vara - a brasileira decidiu não competir em Istambul.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Ela faturou o título ao atingir a marca de 4,80 metros com a facilidade costumeira que tem marcado a sua carreira. A russa deu um primeiro salto em que atingiu 4,70 metros e depois garantiu a medalha de ouro ao alcançar os 4,80 metros. A francesa Vanessa Boslak e a britânica Holly Bleasdale completaram o pódio.
"Eu não estou realmente surpresa que eu só precisei de duas tentativas, dois saltos para ganhar", disse Isinbayeva, que agora vai se concentrar na busca pelo tricampeonato olímpico consecutivo no salto com vara em Londres. Este feito nunca foi alcançado por uma mulher no atletismo.