Pesquisar

Canais

Serviços

'Brasil na Pista'

Série mostra histórias e polêmicas de brasileiros na Fórmula 1

Folhapress
11 dez 2020 às 09:29
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

"Você vai acabar com a carreira dele e eu vou acabar com a sua", relembra Nelson Piquet ao relatar a dura conversa que teve com Flavio Briatore, ex-chefe da equipe Renault, dias antes de Nelsinho Piquet, filho do tricampeão, ser demitido da escuderia.


A saída do brasileiro era uma tentativa do italiano de abafar o que se tornaria um dos maiores escândalos da F1. Mas foi justamente após a sua demissão que Nelsinho revelou a armação no GP de Singapura de 2008, quando o dirigente exigiu que ele batesse seu carro deliberadamente como parte de uma estratégia para beneficiar o então companheiro Fernando Alonso, que ficaria com a vitória.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A reconstituição dos bastidores da polêmica envolvendo a família Piquet, Briatore e a equipe Renault faz parte da série documental "Brasil na Pista", que estreia nesta sexta-feira (11), às 18h50, no Canal Brasil e no streaming.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jovem

Lewis Hamilton brinca e afasta fim de carreira na F1

Imagem de destaque
Entrevista

Bia Haddad fala sobre como engravidar e até menstruar são desafios para mulheres no tênis

Imagem de destaque
Basquete

Evento oficial da NBA entra para calendário de São Paulo

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


Dividida em oito capítulos, a obra dirigida pelo jornalista Ernesto Rodrigues apresenta 64 histórias sobre a participação dos brasileiros na principal categoria do automobilismo mundial, incluindo os grandes feitos e momentos de controvérsia.

Publicidade


"Nesse caso do Nelsinho, a minha contribuição é aumentar o leque de fatos e atitudes que envolveram esse momento da carreira dele. É claro que foi grave o que ele fez, mas na série é possível ver que houve uma circunstância. É possível fazer uma ponderação", diz Rodrigues.


Outros ex-pilotos brasileiros entrevistados pelo jornalista apontam que seria difícil para Nelsinho bater de frente com o poderoso Briatore. O plano dele foi revelado por Nelson Piquet um ano depois da corrida, após o filho ser demitido da Renault.

Publicidade


O tricampeão resolveu levar o caso à Federação Internacional de Automobilismo. "Perguntei ao Nelsinho: 'você quer sair da F1 com o rabo entre as pernas ou quer dar uma cacetada que vamos ganhar um dinheiro e pegar um ressarcimento da Renault?'. Era a vida dele", contou na série.


"Brasil na Pista" mescla depoimentos e imagens de corridas para retratar vários episódios que marcaram a história dos brasileiros na categoria. Ao todo, foram 34 entrevistas, que incluem 20 ex-pilotos e jornalistas especializados de seis países.

Publicidade


"Foi um grande investimento. Até acabou o dinheiro durante a produção, porque eu comprei muitas fotos, gastei mais do que podia. Também consegui um bom acordo com a Liberty Media, que controla a F1, e eles cederam o uso das imagens das corridas. Em contrapartida, a série será exibida no site da categoria", conta Rodrigues.


A produção não segue linha cronológica nem mergulha em números das carreiras dos pilotos. Segundo o autor, a ideia era retratar os dramas humanos por trás do esporte.

Publicidade


Assim, ele apresenta como foi para cada um dos pilotos entrevistados o desafio de buscar espaço no grid. Eles são unânimes ao apontar o bicampeão Emerson Fittipaldi como o principal responsável por abrir e pavimentar o caminho para o Brasil.


"Entre nós três [Piquet, Senna e Fittipaldi], o mais importante foi o Emerson. Ele foi o primeiro. O resto depois foi moleza", disse Nelson Piquet.
O trio soma oito títulos. Imagens de todas essas conquistas fazem parte da série e há momentos curiosos, como uma disputa entre Senna e Rubens Barrichello durante o GP da Europa de 1993.

Publicidade


Rubinho também aparece em outra polêmica. O episódio em que ele aceitou uma ordem da equipe para que Michael Schumacher, seu companheiro na Ferrari, o ultrapassasse para ficar com a vitória no GP da Áustria de 2002.


Barrichello relata que tentou negociar com a escuderia pelo rádio durante oito voltas antes de cumprir a ordem de deixar o alemão ultrapassá-lo. Entre os entrevistados por Ernesto Rodrigues, a maioria diz que também acataria a determinação.

Publicidade


O bicampeão Emerson Fittipaldi está entre as exceções. Ele afirma que tentaria se fazer de desentendido.


"Dos entrevistados, apenas três disseram que não fariam isso. Dois são campeões, o Nelson e o Emerson, e o Tarso Marques. Os outros todos deram razão ao Rubinho. Isso é uma coisa que os brasileiros precisam ouvir na hora de fazer um juízo sobre a carreira dele", afirma Rodrigues.

A série vai ao ar no Canal Brasil sexta (11) e sábado (12), com quatro episódios em sequência em cada dia. Todos estarão disponíveis a partir desta sexta também nas plataformas de streaming Globoplay e Canais Globo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade