Pesquisar

Canais

Serviços

Do Zerão

Skatistas promovem evento para arrecadar fundos para reforma da pista de skate do Zerão

Nicoli Suman - Estagiária*
03 fev 2020 às 17:57
- Lírica Aragão
Publicidade
Publicidade

O evento "Big oh! Never Dies" é a primeira festa solidária realizada pelos skatistas e apoiadores para arrecadar fundos em prol da reforma da quadra de skate do Zerão. Todo valor arrecadado com a entrada da festa será destinado às despesas da reforma. O Bar do Japa cedeu o espaço para a realização da festa que será neste domingo (9), às 16h.

A Área de Lazer Luigi Borghesi, mais conhecida como Zerão, é um espaço de lazer localizado na região central de Londrina. O local permite a prática de diversos esportes como corrida, bicicleta, futebol, basquete, vôlei, entre outros. O Zerão abriga uma pista de skate apelidada de "Big Oh!", onde os próprios skatistas locais construíram obstáculos de maneira independente para fortalecer a cena do skate na cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por falta de locais adequados para o esporte, uma quadra de vôlei do Zerão começou a ser usada pelos skatistas. Murilo Marçal, 30, participou da construção da pista por volta de 2009. "Os skatistas não tinham lugar para andar, então eles andavam na quadra desde os anos 1980". A princípio, eram colocados obstáculos móveis para a realização de campeonatos. Com o passar dos anos, os atletas construíram obstáculos na quadra. "A construção foi feita com a união de um monte de amigos. A gente bateu massa, carregou entulhos. A gente não tinha muita noção de construção, por isso alguns obstáculos foram refeitos, passamos madrugadas ali", contou Murilo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mike Bites

Mike Tyson projeta lançamento de balas em formato de orelha mordida na Times Square

Imagem de destaque
Invictas

Londrina Handebol Feminino estreia com duas vitórias no Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Análise

'É entretenimento', diz Anderson Silva sobre influencers no boxe

Imagem de destaque
Fase municipal

Termina nesta quinta o prazo para inscrições de escolas nos Jogos Escolares de Londrina 2024


A ação foi totalmente independente e possibilitou aos skatistas um espaço mais adequado para a prática do esporte. "Muitos skatistas cresceram ali e muita gente aprendeu a andar de skate na quadra do Zerão. A conexão do skate é além do esporte, o skate é artístico, sempre envolve música, arte e intervenção", afirmou Murilo.

Publicidade


Na década de 1990, a cena do skate era bem forte em Londrina. Na época, houve na cidade o lançamento do "Dirty Money", um importante documentário sobre a história do skate brasileiro. Ao longo de sua história, o "Big oh!" também foi palco de eventos musicais e campeonatos de skate.


Além da festa, outros eventos estão sendo planejados para levantar a verba. Segundo o skatista, a quadra precisa de uma reforma mais completa. O chão da quadra está com muitas rachaduras e obstáculos quebrados. "A gente tá procurando cuidar porque precisa de uma manutenção”, disse Murilo.


O Bar do Japa fica na avenida Duque de Caxias, número 2.921, no centro de Londrina. O valor da entrada será de R$ 10. O evento terá discotecagem, shows com artistas voluntários e venda de comidas e bebidas. Mais informações na página do Instagram @big_oh_skatespot.


Divulgação
Divulgação

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade