O brasileiro Tiago Splitter vem fazendo uma temporada surpreendente pelo San Antonio Spurs na NBA. O pivô de 28 anos se tornou titular da equipe e será o único brazuca presente nos playoffs finais da Liga e, inclusive, com chances de título, já que o time texano faz uma campanha espetacular e lidera a Conferência Oeste.
No entanto, o catarinense teve que trabalhar pesado para convencer o técnico Greg Popovich e passar a integrar o quinteto principal. Splitter se transferiu para o Spurs em 2010, após ser nomeado como MVP (jogador mais valioso) do Campeonato Espanhol, onde atuava pelo Saski Baskonia. Pelo time texano, ele custou a ganhar espaço e na primeira temporada era pouco utilizado.
- Desde o meu primeiro dia aqui, eles sempre me falaram que o primeiro ano não seria fácil, que o Popovich costumava não colocar os novatos para jogar muito. E isso aconteceu com o Ginobili (argentino que atua no Spurs), com o Oberto (argentino que atualmente joga na Grécia) e eu teria de ter paciência. Fui, assim, me adaptando ao estilo de jogo da NBA e do nosso próprio time e, aos poucos, conquistando meu espaço – afirmou o pivô ao NBA Brasil.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
E toda a paciência de Splitter funcionou. Hoje, o camisa 22 é titular da equipe ao lado de astros como Tim Duncan e Tony Parker e ainda é considerado um dos principais pivôs da Liga. Com média de 10,6 pontos e 6,6 rebotes, o brasileiro de 2,11m vem sendo peça importante no esquema do San Antonio, que é dono da segunda melhor campanha da NBA, com 57 vitórias e 20 derrotas (aproveitamento de 74%).
Segundo Splitter, a adaptação também fez parte de toda esta mudança. Nas duas primeiras temporadas nos Estados Unidos, ele ainda se sentia longe de casa e, com a adaptação, as atuações melhoraram consideravelmente.
- É como quando você está na sua própria casa,tudo flui melhor. Tem sido uma experiência incrível aqui, talvez a melhor coisa que já aconteceu na minha vida – revelou o brasileiro.
A equipe de Tiago Splitter e Cia., é apontada como a que reúne as melhores condições para evitar o bicampeonato do Miami Heat, que é o único time com melhor campanha que os texanos na temporada. Até porque, o Spurs foi o responsável por frear LeBron James, astro do time da Flórida, na temporada 2006-07, quando derrotou na final o Cleveland Cavaliers, à época equipe de LeBron.