Após dois dias de treinos coletivos em Curitiba, as equipes da Copa Caixa Stock Car já começam a pensar na primeira etapa da temporada 2012, marcada para 25 de março em Interlagos (SP). Além do fim do pit stop para reabastecimento e troca de pneus e do novo sistema de pontuação (sem disputa de Playoff), outra novidade promete aumentar o número de disputas por posições durante as corridas.
De acordo com o item 16 do Regulamento Desportivo divulgado pela Confederação Brasileira de Automobilismo esta semana, os dez primeiros colocados no treino classificatório terão seus carros "lacrados". O sistema será praticamente o mesmo utilizado em 2011, com 20 minutos de box aberto para todos os carros e os 10 primeiros voltando à pista em seguida para disputar a pole position. Mas, com a mudança do regulamento, as equipes não poderão alterar a posição da altura e cambagem dos carros que disputarem o Q2. Quem ficar do 11º lugar para trás, poderá mexer no acerto do carro, deixando-o menos agressivo para a corrida.
Com isso, os engenheiros terão que repensar todo o conjunto do carro. "Na tomada de tempos, usamos um setup mais arrojado, com muita cambagem e pouca altura. Para a corrida, costumamos diminuir essa dose, para que o carro se mantenha constante durante a prova. Como os dez primeiros não poderão mexer nesses itens, a dinâmica da corrida ficará mais interessante, principalmente nas últimas voltas, pois esses carros estarão com maior desgaste de pneus", explica Alceu Feldmann, piloto da Shell Racing.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
Todas as novidades beneficiam os pilotos mais regulares. "Sem a troca de pneus, com o fim do descarte de resultados e com os 20 primeiros pontuando, cada corrida será uma decisão", prevê o paranaense. Com essa receita de pontuar em todas as provas, Feldmann chegou ao Playoff em 2006 e 2008. No ano passado, venceu a etapa de Santa Cruz do Sul, o que dá ainda mais ânimo para a temporada 2012.
Nos treinos coletivos realizados esta semana (7 e 8) em Curitiba, a equipe Shell Racing fez vários testes. "Aproveitamos a oportunidade para experimentar. Arriscamos bastante e colhemos muitas informações. Isso será de grande valia no decorrer das 12 etapas", finaliza o piloto.