Uma das principais novidades da Stock Car em 2010, o "push to pass" será alterado para a etapa deste domingo - a segunda do calendário - no Autódromo Internacional de Pinhais/Curitiba. Os pilotos poderão recorrer ao sistema criado para facilitar as ultrapassagens por 12 vezes ao longo da prova, contra oito em Interlagos, enquanto o período de funcionamento será ampliado de 10 para 15 segundos. Além disso, o intervalo de utilização caiu de três para dois minutos e meio.
A medida agradou ao piloto Xandinho Negrão (Medley), que já havia manifestado sua satisfação com o recurso na abertura da temporada. "Vai ficar ainda mais legal, tanto para atacar quanto para se defender. Em Interlagos, mesmo largando no meio do pelotão, deu para sentir que o ganho de potência com o push to pass é considerável", afirmou. Xandinho chamou a atenção pela corrida agressiva em Interlagos que o levou do 20º lugar no grid para o 7º no momento em que precisou voltar aos boxes com um pneu furado na penúltima volta. Obrigado a uma pit stop extra, terminou em 15º.
As equipes ainda não sabem precisar o verdadeiro aumento de potência proporcionado pelo "push to pass". A JL, empresa responsável pela manutenção dos motores V8 da Stock Car, fala em 30 cavalos, mas o engenheiro da Equipe Medley acredita que a estimativa é modesta. "Acho que 50 cavalos estariam mais próximos da realidade. Trinta cavalos era o ganho com o nitro no ano passado, e os resultados jamais foram satisfatórios", comparou Thiago Meneghel.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Meneghel informou que os motores permanecerão com a potência reduzida em relação à capacidade máxima de 520 HP. "Sem o push to pass, eles devem atingir cerca de 450 cavalos. Não temos certeza porque não recebemos os dados de dinamômetro da JL", explicou.
A programação da Stock Car em Curitiba:
Sexta-feira
11h40 - 12h20 - 1º treino livre (Grupo A) - máximo 16 voltas
12h35 - 13h15 - 1º treino livre (Grupo B) - máximo 16 voltas
15h20 - 16h00 - 2º treino livre (Grupo A) - máximo16 voltas
16h15 - 16h55 - 2º treino livre (Grupo B) - máximo 16 voltas
Sábado
08h05 - 08h45 - 3º treino livre (Grupo A) - máximo 16 voltas
09h00 - 09h40 - 3º treino livre (Grupo B) - máximo 16 voltas
11h20 -12h50 - Treinos classificatórios
Domingo
11h10 - Largada