A maior novidade no grid da Stock Car nesta temporada é o aumento de 32 para 34 carros. Vários pilotos e equipes já estão definidos para a temporada 2013, que começa no próximo dia 3 de março, no Autódromo de Interlagos, o mais tradicional do Brasil, com várias novidades nos cockpits e somente duas vagas ainda em aberto. Nas equipes que terminaram o ano na frente, poucas mudanças.
A Red Bull Racing manteve o pentacampeão Cacá Bueno (2006, 2007, 2009, 2011 e 2012) e Daniel Serra, assim como a Eurofarma continua com os campeões Max Wilson (2010) e Ricardo Maurício (2008). Átila Abreu e Nonô Figueiredo, que no ano passado brigaram pelo título até o final, se mantiveram na Mobil Super Racing. Entre as principais novidades estão Rubens Barrichello, que depois de três corridas na temporada passada, se manteve na Full Time, agora como companheiro de Alceu Feldmann, que está de volta à Stock Car.
Rafa Matos é mais um com passagem pela Indy que também se mantém na categoria depois de duas provas no ano passado (Brasília e Interlagos) . Ele garantiu vaga na Hot Car ao lado de Wellington Justino, que já teve passagens pela Stock Car. Vitor Genz é mais uma novidade. Ele estreia depois de boa passagem pelo Mini Challenge e será companheiro de Rodrigo Pimenta, que em 2005 já teve passagem pela categoria, na Gramacho Racing.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Quem também estreia é Beto Cavaleiro, que correrá pela Hanier Racing, ao lado de Felipe Lapenna, outro que fará sua primeira corrida na Stock Car V8. Lapenna e Cavaleiro já tiveram passagens pela categoria de formação. Thiago Camilo, o único piloto a vencer duas vezes a Corrida do Milhão (2011 e 2012), se manteve na RCM, agora como companheiro de Galid Osman, que no ano passado fez boa temporada e foi eleito o melhor estreante de 2012.
A Vogel Motorsport manteve Allam Khodair, ganhador de duas provas na temporada passada. Ele terá Fábio Fogaça como parceiro. O filho do Caipira Voador, Djalma Fogaça, fez somente uma corrida na Stock Car, em 2012, justamente a última do ano, e marcou um ponto com o 20o. lugar.
Valdeno Brito, outro que brigou pelo título até o encerramento da temporada e conquistou duas vitórias no ano, se manteve na Shell Racing agora ao lado de Popó Bueno. Na Boettger Competições, o ex-Fórmula 1 Luciano Burti terá como companheiro Lico Kaesemodel. David Muffato, que em 2012 esteve ao lado de Burti, mudou de equipe.
Muffato, campeão de 2003, agora está na Carlos Alves Competições como companheiro do rápido Marcos Gomes, que se ausentou das últimas sete provas. Ricardo Zonta, outro piloto com passagem pela Fórmula 1, terá Tuka Rocha, que faz sua terceira temporada consecutiva, como parceiro na BMC Racing.
Julio Campos e Rodrigo Sperafico estarão nos dois cockpits da Mico`s Racing, enquanto Denis Navarro - entra na terceira temporada seguida - será o companheiro de Sérgio Jimenez, que fez três corridas em 2011, na antiga JF, atual Voxx Suplementos (a marca VOXX tem como objetivo revolucionar o mercado de nutrição esportiva). As duas vagas ainda em aberto estão na Officer GP, que só tem Duda Pamplona definido, e na Bassani Racing, onde, por enquanto, Diego Nunes tem lugar assegurado.
Temporada 2013 da Stock Car:
3 de março - Interlagos - SP
17 de março - Curitiba - PR
28 de abril - Tarumã - RS
19 de maio - Salvador - BA
2 de junho - Brasília - DF
16 de junho - Cascavel - PR
11 de agosto - Ribeirão Preto - SP
1º de setembro - Brasília - DF
15 de setembro - Velopark - RS
20 de outubro - Curitiba - PR
10 de novembro - Goiânia - GO (alternativa)
15 de dezembro - Interlagos - SP (Corrida do Milhão)