O espanhol Jorge Lorenzo se sagrou campeão da temporada 2012 da MotoGP, na madrugada deste domingo, ao chegar em segundo lugar na etapa da Austrália. A vitória ficou com o anfitrião Casey Stoner, que manteve o domínio diante de sua torcida, faltando apenas uma corrida para o fim do calendário e para sua aposentadoria. O inglês Cal Crutchlow completou o pódio.
Com o resultado, Lorenzo faturou seu segundo título na categoria e se igualou ao próprio Stoner, dono de outros dois troféus. Entre os pilotos que ainda estão na ativa, Lorenzo só é superado por Valentino Rossi, que soma 7 conquistas na categoria principal. O italiano será o companheiro de equipe do espanhol na Yamaha, em 2013.
O título da temporada 2012 foi decidido logo na segunda volta da etapa australiana. Único que poderia evitar a conquista de Lorenzo, o também espanhol Dani Pedrosa cometeu um erro, derrapou sozinho e deixou a corrida mais cedo quando era o líder isolado.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
O decisivo abandono praticamente definiu o resultado da prova e da temporada. Lorenzo precisou apenas fazer uma corrida cautelosa para terminar entre os primeiros e ampliar a vantagem na classificação geral de forma a garantir o título, independentemente do resultado da última etapa, em Valência, no dia 11 de novembro.
Lorenzo chegou aos 350 pontos e não poderá mais ser alcançado por Pedrosa, que 307, na corrida final. Stoner, terceiro colocado no geral, soma 238 e perdeu as chances de brigar pelo título ao ficar afastado por três etapas por causa de uma cirurgia. Como prêmio de consolação, o australiano pôde comemorar com a torcida a sua sexta vitória consecutiva em casa.
Confira os primeiros colocados na etapa da Austrália:
1º - Casey Stoner (AUS/Honda), em 41min01s324
2º - Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), a 9s223
3º - Cal Crutchlow (GBR/Yamaha), a 14s570
4º - Andrea Dovizioso (ITA/Yamaha), a 23s303
5º - Álvaro Bautista (ESP/Honda), a 23s432
6º - Stefan Bradl (ALE/Honda), a 23s467
7º - Valentino Rossi (ITA/Ducati), a 37s113
8º - Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 38s387
9º - Karel Abraham (RCH/Ducati), a 52s613
10º - Aleix Espargaró (ESP/ART), a 1min00s299