O 26º Campeonato Brasileiro de Seleções, categoria adulta masculina, terá início no próximo dia 4 de agosto. A competição, uma das mais antigas do calendário nacional, completa 50 anos e reunirá 14 seleções estaduais na fase eliminatória. Serão quatro grupos na disputa das vagas para a fase decisiva, que será realizada entre os dias 26 e 30 de agosto, em Aracaju (SE).
A etapa final terá, além da seleção sergipana, como anfitriã, a presença do Paraná, de Pernambuco e Roraima, como classificados pelo índice técnico nos grupos 1, 5 e 6, respectivamente. As 14 seleções que disputarão a fase eliminatória estão distribuídas nas chaves 2, 3, 4 e 7, com cada grupo classificando seu campeão para a decisiva.
O grupo 2, será realizado em Contagem (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais estão na disputa pela vaga na fase decisiva. O duelo que abre as disputas ocorre no dia 4 de agosto, entre mineiros e capixabas, às 20 horas. A disputa por esta chave segue até o dia 6 de agosto.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Os outros grupos começam exatamente no dia em que se encerra a disputa na chave 2. No dia 6 de agosto as onze seleções estaduais restantes iniciam a luta pela vaga na fase decisiva. O grupo 3, que será realizado em Cuiabá (MT), terá Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte disputam a vaga da chave 4, em Teresina (PI). Enquanto, Belém (PA), sedia os confrontos do grupo 7 entre Pará, Amapá e Tocantins.
Histórico
A última edição do Campeonato Brasileiro de Seleções ocorreu em 2005. A competição teve sua fase decisiva sendo realizada em São Paulo e Barueri, com o Rio Grande do Sul conquistando o título de campeão. Paraná foi o segundo colocado, enquanto Santa Catarina ficou na terceira posição.
A partir desta edição a CBFS passou a promover o campeonato de quatro em quatro anos e não mais de dois em dois, como era disputado até então. A primeira edição do Brasileiro de Seleções ocorreu em 1959, em São Paulo (SP), e teve o Rio de Janeiro como campeão.