Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Indy

Takuma Sato vence 500 Milhas de Indianápolis pela 1ª vez

Agência Estado
29 mai 2017 às 11:22

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

Em um final de prova emocionante, o japonês Takuma Sato conseguiu ultrapassar o brasileiro Hélio Castroneves a quatro voltas do fim e venceu neste domingo as 500 Milhas de Indianápolis, prova de maior prestígio da Fórmula Indy.

Foi a segunda vitória na categoria do piloto de 40 anos. O outro triunfo aconteceu em 2013, na etapa de Long Beach. Sato tem vasta experiência no automobilismo, com direito a passagem pela Fórmula 1 entre 2002 e 2008. Disputou as 500 Milhas pela oitava vez e levou o Japão de maneira inédita ao degrau mais alto do pódio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Castroneves buscava a quarta vitória nas 500 Milhas, feito que o colocaria no rol dos principais vencedores da prova. Somente A. J Foyt, Al Unser e Rick Mears conseguiram faturar a etapa por quatro vezes. O brasileiro já havia vencido em 2001, 2002 e 2009.

Leia mais:

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez


A terceira colocação ficou com Ed Jones, dos Emirados Árabes. O britânico Max Chilton, que liderou boa parte da prova, perdeu rendimento nas últimas voltas e terminou em quarto lugar.

Publicidade


Outro brasileiro do atual grid da Indy, Tony Kanaan ficou com quinta colocação. Ele também fez uma grande corrida, se manteve durante a maior parte do tempo entre o Top 10 e seguiu com chances de vitória até o final.


O colombiano Juan Pablo Montoya foi o sexto, à frente do norte-americano Marco Andretti, o oitavo. O colombiano Gabby Chaves terminou em nono e seu compatriota Carlos Muñoz fechou o grupo dos dez primeiros.

Publicidade


Além da disputa na reta final, outro destaque da prova foi o acidente cinematográfico sofrido pelo neozelandês Scott Dixon. O inglês Jay Howard perdeu o controle do carro, bateu no muro, voltou para o meio da pista e atingiu a traseira do carro de Dixon, que voou e caiu de ponta cabeça.


Apesar do susto, Dixon, que havia feito a pole das 500 Milhas, deixou o carro andando. Na sequência, passou pelo centro médico e foi liberado sem nenhuma lesão. A gravidade do acidente causou a bandeira vermelha e a interrupção da prova por meia hora.

Publicidade


Logo que os carros voltaram à pista houve novo acidente envolvendo Conor Daly. Castroneves recebeu uma punição por ter ultrapassado o próprio Daly quando a prova ainda estava em bandeira amarela. Precisou passar pelos boxes.


Estreante nas 500 Milhas, o espanhol Fernando Alonso chegou a liderar parte da prova e conseguiu se manter no pelotão da frente. No entanto, faltando 21 voltas para o término, o piloto da Fórmula 1 teve problema no motor e precisou abandonar.

Publicidade


A 15 voltas do final, quatro carros se envolveram em um acidente e causaram a última bandeira amarela. Will Power, James Davison, Oriol Servia e James Hinchcliffe tiveram que abandonar.


Max Chilton, que vinha na liderança, perdeu força nas últimas voltas e foi ultrapassado por Hélio Castroneves. O brasileiro tentou abrir distância, mas Takuma Sato conseguiu ultrapassar por fora e não deu mais chances para ninguém.

Os pilotos da Fórmula Indy voltam à pista já no próximo final de semana, com direito a rodada dupla em Detroit. Haverá uma etapa no sábado e outra no domingo.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade