Depois de Juliana e Larissa, outra dupla de sucesso do vôlei de praia feminino brasileiro resolveu se separar. Talita e Maria Elisa anunciaram que vão desfazer a parceria ao final desta temporada. "Queremos comunicar que, juntas, chegamos à decisão de buscar novas parceiras para 2013. Continuaremos jogando juntas até o fim desse ano e certamente teremos muito sucesso nas próximas temporadas. Estamos superbem quanto a essa decisão", diz o comunicado divulgado por elas.
Juntas há quatro anos, Talita e Maria Elisa ocupam atualmente a terceira colocação do ranking mundial. Ainda em 2009, logo no primeiro ano da parceria, elas conquistaram o título do Circuito Nacional de Vôlei de Praia, quebrando a hegemonia de Juliana e Larissa, que tinham sido campeãs nos quatro anos anteriores e ganharam também os dois seguintes. E, naquela mesma temporada, chegaram também ao terceiro lugar no Campeonato Mundial, disputado em Stavanger, na Noruega.
Ao todo, Talita e Maria Elisa venceram oito etapas do Circuito Mundial desde que a dupla foi formada, tendo sido vice-campeãs da competição em 2009 e 2010. O maior objetivo da parceria sempre foi a disputa da Olimpíada de Londres, na qual elas fizeram uma primeira fase perfeita e acabaram sendo eliminadas pelas checas Kolocova e Slukova nas oitavas de final - terminaram em nono lugar.
Leia mais:
O que tem em HD de Schumacher que preocupa família do heptacampeão?
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
"Foram quatro anos de muitas alegrias e de poucas tristezas. Aprendi muita coisa com a Maria, mas os ciclos vão se acabando e em alguns momentos é hora de refletir", disse Talita, em entrevista ao SporTV. "Formamos um bom time, estamos quase no topo do ranking. Daqui para a frente é que vamos pensar individualmente qual caminho será melhor para cada uma", afirmou Maria Elisa.
Um dos caminhos para Maria Elisa é justamente formar dupla com Juliana, outra que ficará sozinha a partir do ano que vem. Ela acaba de anunciar o fim da sua parceira de mais de sete anos com Larissa, que decidiu parar de jogar para ser mãe - juntas, elas ganharam sete títulos do Circuito Mundial e a medalha de bronze olímpica nos Jogos de Londres.
Enquanto não definem suas novas duplas, Talita e Maria Elisa vão continuar juntas até o final do ano, para a disputa do Circuito Nacional de Vôlei de Praia. Ainda restam quatro etapas, em Belo Horizonte, Campinas, Curitiba e Rio. E elas vão tentar fechar o ciclo com chave de ouro: o título da temporada.