Depois de mais de vinte anos, o tênis feminino brasileiro vai voltar à chave principal de um Grand Slam. Isso porque Teliana Pereira aparece no 97.º lugar do ranking mundial da WTA (Associação das Tenistas Profissionais) após a atualização desta segunda-feira, ficando entre as 104 que garantem vaga direta no Aberto da Austrália. O primeiro Grand Slam da temporada 2014 começa em 13 de janeiro.
Em 2013, Teliana, de 25 anos, chegou a ocupar o 87.º lugar do ranking mundial, graças a conquistas inéditas na sua carreira. Ela venceu cinco torneios de nível ITF e chegou à semifinal do Torneio de Bogotá (Colômbia), em fevereiro.
Nas últimas semanas, como não tem jogado, a brasileira perdeu posições no ranking. Na atualização desta segunda, passou do 95.º ao 97.º lugar, mas manteve-se entre as 100 primeiras. Assim, tornou-se a única brasileira a fechar o ano no Top100 desde 1989.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
A não ser que aconteça algum imprevisto - como uma lesão -, Teliana vai ser a primeira brasileira a jogar um Grand Slam desde que Dadá Vieira furou o qualifying do US Open, em 1993.
Como não houve torneio do WTA na última semana - as atletas curtem férias -, o topo do ranking mundial não sofreu nenhuma modificação nesta segunda-feira. A lista é liderada por Serena Williams, seguida de Victoria Azarenka e Na Li. Maria Sharapova é a quarta colocada. A primeira mudança na lista foi na 39.ª colocação, com Francesca Schiavone ganhando um lugar.