O brasileiro Paulo Orlando, que estreou nesta temporada na MLB, disputará os playoffs da maior liga de beisebol do planeta já em seu primeiro ano. Na noite desta quinta-feira, a equipe do paulista de 29 anos, o Kansas City Royals, venceu o Seattle Mariners em casa por 10 a 4, e garantiu um lugar nos mata-matas da competição.
A classificação foi garantida pois o Royals garantiu a primeira posição na divisão central da liga americana na MLB. Com 89 vitórias em 152 jogos, o time não pode mais ser alcançado pelo segundo colocado, o Minnesota Twins, que venceu 78 partidas até esta quinta-feira.
O Royals, inclusive, quebrou um longo tabu. O time não era campeão de divisão há 30 anos. A última vez foi em 1985. No ano passado, no entanto, o time roubou a cena na MLB, foi campeão da liga americana, e chegou à World Series, a decisão do campeonato. Na disputa, a equipe acabou superada pelo San Francisco Giants por 4 a 3 na série melhor de sete jogos.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Além do Royals, apenas outras duas equipes já estão classificadas: o St. Louis Cardinals e o Pittsburgh Pirates, integrantes da liga nacional na MLB. No total, dez times avançarão aos playoffs.
Os outros dois brasileiros na liga têm chances remotas de avançar à pós-temporada. O Miami Marlins, do arremessador Andre Rienzo, está em terceiro lugar na divisão leste da liga nacional. Já o Cleveland Indians, do catcher Yan Gomes, ocupa a mesma posição na divisão do Royals.