Depois de uma temporada de ausência no calendário, Londrina volta a receber o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O Autódromo Internacional Ayrton Senna, na cidade do norte paranaense, será o palco da segunda etapa, neste domingo (7), com largada às 13h10 e transmissão ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes. O evento será o 15º da história da categoria na cidade.
A Fórmula Truck vive a expectativa da reação dos adversários das equipes que utilizam caminhões da Mercedes-Benz. A marca obteve as quatro primeiras posições na prova que abriu a temporada no dia 10 de março, no circuito gaúcho de Tarumã. Wellington Cirino e Geraldo Piquet, parceiros na ABF/Mercedes-Benz, foram primeiro e segundo, à frente de Paulo Salustiano (ABF Racing Team) e Régis Boessio (ABF Desenvolvimento Team).
A corrida em Londrina vai marcar mais uma estreia na Fórmula Truck. Rogério Castro, piloto goiano que já disputou campeonatos nacionais como a Pick-up Racing e a Stock Car Light, fará sua primeira participação pela equipe ABF/Volvo. A estreia estava prevista para a etapa em Tarumã e foi inviabilizada pelas avarias que o equipamento sofreu em um acidente durante os treinos da pré-temporada em Interlagos, causado por uma poça de óleo na pista.
Leia mais:
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Quatro das 14 edições já disputadas da etapa londrinense da Fórmula Truck tiveram vitórias de Renato Martins. Recordista de vitórias na categoria e também na pista de Londrina, o paulista não participa desta temporada – sua atuação em 2013 atém-se ao comando da equipe MAN Latin America, que leva à pista pela primeira vez os caminhões MAN TGX. Martins foi ao topo do pódio nas corridas londrinenses de 1998, 2000, 2001 e 2002.
Dos cinco caminhões da MAN Latin America, quatro mantêm a cabine do Volkswagen Constellation utilizado até o ano passado. O visual do MAN TGX será visto pela primeira vez pelo público londrinense no caminhão número 4 do também paulista Felipe Giaffone. A prova terá na pista três vencedores da etapa londrinense: Roberval Andrade, que ganhou em 2005 e 2010, Giaffone, vencedor em 2009 e 2011, e Cirino, primeiro em 2003 e 2008.
Um dos caminhões da equipe comandada por Martins é o de Leandro Totti, atual campeão brasileiro e sul-americano da F-Truck. Sexto colocado na classificação da temporada de 2013, Totti é um dos pilotos de Londrina no grid. O outro é João Marcos Maistro, titular do Volvo da Clay Truck Racing, que ficou em sétimo lugar na etapa em Tarumã. Ambos manifestam otimismo quanto às chance de conquista de um lugar no pódio do GP Crystal.
Os torcedores de Londrina e região também acompanham no site da categoria, o formulatruck.com.br, uma promoção que valerá participação no "Truck Test Volta Rápida". O concurso cultural apontará um torcedor que tenha adquirido ingresso ou credencial e mais um acompanhante para duas voltas distintas pelo autódromo em um caminhão de corridas, como passageiros, ao lado de um dos pilotos.
PROGRAMAÇÃO DO GRANDE PRÊMIO CRYSTAL
Sexta-feira, 5 de abril
11h00 – primeiro treino livre (60 minutos)
14h00 – segundo treino livre (60 minutos)
15h30 – projeto Truck Kids
Sábado, 6 de abril
8h00 – terceiro treino livre (60 minutos)
10h00 – quarto treino livre (60 minutos)
13h00 – treino classificatório (90 minutos)
14h45 – Top qualifying (30 minutos)
15h30 – "Truck Test Volta Rápida" com convidados
Domingo, 7 de abril
9h00 – warm up (30 minutos)
10h00 – desfile dos pilotos
10h20 – Truck Test (70 minutos)
11h35 – show de motos com Jorge Negretti & equipe (30 minutos)
12h10 – show de caminhões com Dani, Gabi & Júnior (30 minutos)
13h10 – volta de apresentação
13h15 – largada do GP Petrobras (60 minutos)
14h20 – cerimônia de pódio