A organização da Corrida Internacional de São Silvestre anunciou nesta terça-feira a participação na prova do queniano Martin Lel, que é tido como um dos melhores maratonistas do mundo. O corredor chegará a São Paulo como um dos principais favoritos à vitória, uma vez que tem em seu currículo três títulos da Maratona de Londres (2005, 2007 e 2008) e dois da de Nova York (2003 e 2007).
Martin Lel, de 33 anos, foi campeão mundial de meia maratona em 2003, ano em que participou pela primeira e única vez até aqui da São Silvestre. Na ocasião, ficou em terceiro na prova paulistana. O vencedor fora o brasileiro Marílson Gomes dos Santos, que chega como um dos principais favoritos para repetir o título no último dia de 2011.
A previsão é que a São Silvestre fique mais rápida por conta das mudanças de percurso que estrearão este ano. O atual recorde é de Paul Tergat, que correu os 15 quilômetros em 43min12s, em 1995. A melhor marca de Martin Lel para a distância foi atingido em Roterdã, em 2006: 42min45s.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Pelo ranking da Iaaf (Associação das Federações Internacionais de Atletismo), Martin Lel tem o décimo melhor tempo do ano na maratona, atrás apenas de outros quenianos. O primeiro atleta que não do Quênia é Marílson Gomes dos Santos, no 21.º lugar.
Por questões logísticas, envolvendo principalmente à dispersão na Avenida Paulista ao mesmo tempo em que se prepara a festa de Réveillon, a São Silvestre teve seu percurso bastante modificado este ano. A prova segue largando do Masp, mas agora segue pela Av. Doutor Arnaldo, passando depois pelo Pacaembu. A chegada será no Obelisco do Ibirapuera.