Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Comandante de ouro

Tricampeonato do Brasil consagra Bernardinho

Agência Estado
11 out 2010 às 12:40

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O terceiro título mundial, conquistado no domingo, com a vitória por 3 sets a 0 sobre Cuba, confirmou o domínio do vôlei brasileiro e o sucesso do trabalho de Bernardinho no comando da equipe. Afinal, sob a sua direção, a seleção conquistou feitos nunca alcançados por outras equipes.

O tricampeonato mundial do Brasil, conquistado com títulos em 2002, 2006 e 2010, todos sob o comando de Bernardinho, repetiu o sucesso da Itália, que foi também tricampeã (1990, 1994 e 1998), mas o superou. Afinal, com o treinador, a seleção brasileira conseguiu ser campeã olímpica em 2004, além de ter sido prata em 2008. Já a Itália, com a sua melhor geração, não conseguiu nenhum ouro nos Jogos Olímpicos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vice-campeão mundial em 1982 e medalhista de prata na Olimpíada como jogador, o técnico teve êxito no comando de equipes italianas e brasileiras, além de ter tido sucesso no comando da seleção feminina. Mas a sua consagração como o treinador mais vitorioso da história do vôlei veio apenas com a seleção masculina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


Bernardinho assumiu o comando da equipe em 2001 e, desde então, não parou de acumular títulos. Nesse período, faturou oito troféus da Liga Mundial, três títulos mundiais, duas conquistas da Copa do Mundo e duas da Copa dos Campeões. Além desses, colecionou diversas conquistas em competições continentais e amistosas.

Publicidade


O título de domingo, porém, parece ter sido um dos mais desejados e difíceis conquistados na gloriosa carreira do treinador. A equipe foi reformulada após faturar a medalha de prata na Olimpíada de Pequim e o próprio treinador sofreu com uma lesão, que afetou o seu estilo participativo durante a partida, com pulos, gritos e instruções aos jogadores.


Com uma cirurgia realizada no pé esquerdo, Bernardinho precisou usar uma muleta durante o Mundial de Vôlei e também teve que superar outros percalços. O principal deles aconteceu na segunda fase da competição na Itália. O Brasil foi derrotado em partida contra a Bulgária por 3 sets a 0 e foi acusado de perder propositadamente para cair em um grupo mais fácil na próxima etapa do torneio.

Publicidade


A equipe imediatamente ganhou a antipatia do torcedor italiano e o próprio Bernardinho foi o principal alvo das críticas. O treinador admitiu incômodo com o comportamento da equipe em quadra, mas tratou de culpar o regulamento do Mundial e guardou sua vingança para as semifinais, quando a equipe superou a Itália por 3 sets a 1.


Na final de domingo, Bernardinho comandou um Brasil que se impôs ao derrotar a temida Cuba por 3 sets a 0 e faturar o terceiro título mundial. E apesar de se definir como apenas "uma peça de uma equipe campeã" é o principal responsável pelo domínio brasileiro no vôlei desde 2001. Período que coincide com a sua chegada ao comando da equipe.

Publicidade


Sob a sua direção, a reformulação do grupo foi sempre realizada com sucesso e sem rupturas, sem que a equipe perdesse o bom nível técnico. Prova disso é que apenas Giba, Rodrigão e Dante estiveram presentes na conquista dos três títulos mundiais. Mais do que isso, o Brasil, com Bernardinho, não faturou títulos expressivos apenas em 2008, quando foi vice-campeão olímpico.


Confira a lista de títulos de competições oficiais da seleção brasileira masculina de vôlei sob o comando de Bernardinho:

Publicidade


2001 - Campeão da Liga Mundial


2001 - Campeão sul-americano

Publicidade


2001 - Campeão da Copa América


2002 - Campeão mundial

Publicidade


2003 - Campeão da Liga Mundial


2003 - Campeão sul-americano


2003 - Campeão da Copa do Mundo


2004 - Campeão da Liga Mundial


2004 - Medalha de ouro na Olimpíada de Atenas


2005 - Campeão da Liga Mundial


2005 - Campeão sul-americano


2005 - Campeão da Copa dos Campeões


2006 - Campeão da Liga Mundial


2006 - Campeão mundial


2007 - Campeão da Liga Mundial


2007 - Medalha de ouro no Jogos Pan-Americanos


2007 - Campeão sul-americano


2007 - Campeão da Copa do Mundo


2009 - Campeão da Liga Mundial


2009 - Campeão sul-americano


2009 - Campeão da Copa dos Campeões


2010 - Campeão da Liga Mundial

2010 - Campeão mundial


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade