A UniFil lança na próxima sexta-feira (11) o programa "Aprendiz para Atletas", que une esporte e formação profissional. A instituição é a primeira no País autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego a oferecer às empresas essa modalidade de capacitação de adolescentes e jovens.
Todas as empresas de médio e grande portes têm que contratar uma cota de aprendizes na faixa de 14 a 24 anos. Essa cota vai de 5% a 15%, de acordo com o número de funcionários. Hoje, no Brasil, a capacidade é para efetivação de 1,2 milhão de jovens aprendizes por ano. Mas apenas 440 mil são contratados – o que representa 36%.
Muitas empresas não contratam porque suas atividades oferecem situações de insalubridade, periculosidade e outros riscos para adolescentes e jovens no ambiente de produção. O programa Aprendiz para Atletas vai ajudar essas empresas a cumprirem a cota de aprendizes.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
A UniFil conta com estrutura para prática esportiva na ACM, no Campus da Avenida JK e agora também com o Clube Canadá, comprado recentemente pela universidade. Ou seja, dispõe de equipamentos e equipe para receber e capacitar adolescentes e jovens com foco no esporte.
Com o programa Aprendiz para Atletas, a empresa encaminha o jovem para treinamento pela UniFil. Ele vai receber toda orientação esportiva, com alunos e professores do curso de Educação Física, e também acompanhamento nas áreas de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, igualmente com docentes e acadêmicos.
O programa da UniFil Aprendiz tem 12 modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, jiu-jitsu, natação, voleibol, vôlei de praia e taekwondo.