Pesquisar

Canais

Serviços

Surpresa

Usain Bolt supera Phelps e ganha o Oscar do Esporte

Agência Estado
06 jun 2009 às 13:35
Publicidade
Publicidade

Desbancando adversários de peso, como o nadador norte-americano Michael Phelps, o velocista jamaicano Usain Bolt recebeu nesta quarta-feira o prêmio Laureus, considerado o Oscar do Esporte. Ele foi eleito o Melhor Atleta Masculino de 2008, principalmente por causa dos seus feitos na Olimpíada de Pequim.

Como a Fundação Laureus resolveu cancelar na edição deste ano a tradicional cerimônia de gala para premiação dos vencedores, por causa dos efeitos da crise econômica mundial, Bolt recebeu seu troféu num evento simples em Toronto, no Canadá, onde ele irá competir nesta quinta-feira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Antes dele, apenas uma vencedora desta edição do Laureus já tinha sido anunciada. Foi a russa Yelena Isinbayeva, que ganhou como Melhor Atleta Feminina. Agora, ainda restam cinco prêmios a entregar: Melhor Equipe, Revelação do Ano, Melhor Retorno, Melhor Atleta Paraolímpico e Melhor Atleta de Esportes de Ação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Esporte e Solidariedade

Londrina Futsal Feminino joga nesta sexta (10) e faz arrecadações para o Rio Grande do Sul

Imagem de destaque
Desafios da maternidade

Mães Olímpicas: atletas contam como conciliam filhos e carreira

Imagem de destaque
Em 12 de maio

Londrina vai receber o maior evento de fisiculturismo do mundo; veja como participar

Imagem de destaque
Corrida excepcional

Norris desbanca Verstappen, vence GP de Miami e conquista 1ª vitória na F-1



Essa é a primeira vez que Bolt ganha o Laureus - mesmo porque, ele apareceu para o mundo somente no ano passado. O primeiro grande feito desse jamaicano de 22 anos foi em maio de 2008, quando bateu o recorde dos 100 metros rasos, com o já incrível tempo de 9s72. Mas o melhor ainda estava por vir.

Publicidade



Na Olimpíada de Pequim, em agosto, Bolt ganhou três medalhas de ouro, todas como novo recorde mundial: 100 metros rasos (9s69), 200 metros rasos (19s30) e revezamento 4x100 metros (37s10). Uma performance que lhe rendeu o Oscar do Esporte, na votação dos 46 ex-atletas que formam a Fundação Laureus.



O prêmio ganha ainda mais importância diante dos adversários de Bolt na eleição. Ele superou o nadador norte-americano Michael Phelps, o tenista espanhol Rafael Nadal, o piloto inglês Lewis Hamilton, o jogador de futebol português Cristiano Ronaldo e o piloto italiano Valentino Rossi.


"Estou muito feliz de receber um prêmio tão importante e gostaria de agradecer todos que votaram em mim. É uma honra suceder grandes campeões como Roger Federer, Michael Schumacher, Lance Armstrong e Tiger Woods", disse Bolt, citando todos que já ganharam o Oscar do Esporte nessa categoria.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade