Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Penúltimo GP da temporada

Vettel abandona no início e Hamilton vence em Abu Dabi

Agência Estado
13 nov 2011 às 15:06

Compartilhar notícia

- Divulgação
Publicidade
Publicidade

O inglês Lewis Hamilton aproveitou o abandono de Sebastian Vettel neste domingo (13), para cruzar a linha de chegada em primeiro no GP de Abu Dabi de Fórmula 1. O piloto da McLaren faturou sua terceira vitória do ano depois que o bicampeão abandonou a prova logo na segunda curva do circuito de Yas Marina. Fernando Alonso ficou em segundo e Jenson Button foi o terceiro colocado. Felipe Massa chegou em quinto.

A vitória coroou o grande desempenho de Hamilton neste final de semana em Abu Dabi. O inglês, que também vencera na China e na Alemanha, dominou as três sessões de treinos livres e só foi superado pelo pole position Vettel nos instantes finais da classificação de sábado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com o abandono, Vettel perdeu a chance de igualar o recorde de 13 vitórias em uma mesma temporada, que pertence ao compatriota Michael Schumacher. O bicampeão soma 11 triunfos neste ano e só poderá chegar a 12 vitórias em 2011 na última etapa, se vencer no Brasil, daqui a duas semanas. A desistência também encerra uma sequência de sete pódios consecutivos neste ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete

Imagem de destaque
Mais de 20 apresentações

Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez


O GP de Abu Dabi manteve indefinida a briga pelo vice-campeonato da temporada. Button segue em segundo, com 255 pontos, dez a mais que Alonso. Com 233 pontos, Webber tem poucas chances de ficar com a segunda posição no campeonato ao fim do GP do Brasil.

Publicidade


A CORRIDA - O GP de Abu Dabi teve um início inesperado, por conta do abandono de Vettel logo na segunda curva do traçado. O alemão furou o pneu traseiro direito ao passar sobre a zebra na primeira curva e ficou de fora de uma corrida pela primeira vez neste ano.


Beneficiado pela queda do rival, Hamilton assumiu a ponta, acompanhado de perto por Alonso. O espanhol fez boa largada e alcançou a segunda posição ao superar Button e Webber. Massa tentou entrar na disputa, mas precisou se contentar com o quinto lugar.

Publicidade


A primeira rodada de parada nos boxes, na 16ª volta, não alterou as três primeiras posições. Hamilton, Alonso e Button foram juntos para os boxes e mantiveram seus lugares. Já Webber foi mais lento em sua parada e facilitou a ultrapassagem de Massa, que assumiu a quarta posição.


Na volta dos boxes, Webber partiu para cima e fez bom duelo com o brasileiro. Eles chegaram a trocar de posição na 30ª volta, mas Massa recuperou seu posto. Mas a situação se inverteu na segunda rodada para troca de pneus. Webber reassumiu a quarta posição, à frente de Button e do brasileiro da Ferrari.

Publicidade


Massa ainda teve chance de brigar pelo quarto lugar, mas derrapou na volta 49 e ficou distante dos líderes. Nas voltas finais, Button recuperou o terceiro lugar e garantiu o lugar no pódio.


Alheio à briga pela terceira colocação, Hamilton liderava a prova com tranquilidade. O inglês só foi ameaçado no segundo pit stop. Alonso, porém, teve dificuldade em sua parada e não conseguiu superar o rival na volta à pista. Com uma vantagem de 8s4, o piloto da McLaren confirmou sua terceira vitória do ano.

Publicidade


No pelotão traseiro, Rubens Barrichello fez grande corrida neste domingo, mesmo sem participar do treino de sábado. Logo na largada, o piloto da Williams saltou da última posição para o 15º lugar e manteve a recuperação durante toda a prova. Chegou a ficar em 10º, na zona de pontuação, mas terminou em 12º.


Já Bruno Senna teve dificuldade em Abu Dabi, ao apostar em uma estratégia arriscada. Ele caiu para o pelotão traseiro logo no início após fazer sua primeira parada na segunda volta. A tática parecia funcionar, com seguidas ultrapassagens, até a 37ª volta, quando Senna foi punido com um "drive through" por não respeitar a bandeira azul - deveria abrir passagem para os líderes da prova. O brasileiro cruzou a linha de chegada em 16º.

Publicidade


A temporada 2011 da Fórmula 1 será encerrada daqui a duas semanas com o GP do Brasil, que será disputado no circuito de Interlagos, em São Paulo, no dia 27.


Confira a classificação final do GP de Abu Dabi:

Publicidade


1.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren)
2.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 8s4
3.º - Jenson Button (ING/McLaren), 25s8
4.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 35s7
5.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 50s5
6.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 52s3
7.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 75s9
8.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), 77s1
9.º - Paul di Resta (ESC/Force India), 1 volta
10.º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1 volta
11.º - Sergio Perez (MEX/Sauber), 1 volta
12.º - Rubens Barrichello (BRA/Williams), 1 volta
13.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1 volta
14.º - Pastor Maldonado (VEN/Williams), 1 volta
15.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1 volta
16.º - Bruno Senna (BRA/Renault), 1 volta
17.º - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 1 volta
18.º - Jarno Trulli (ITA/Lotus), 2 voltas
19.º - Timo Glock (ALE/Virgin), 2 voltas
20.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania), 2 voltas


Não completaram a prova:

Daniel Ricciardo (AUS/Hispania)
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
Jerome D''Ambrosio (BEL/Virgin)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade