Sebastian Vettel ficou ainda mais perto do bicampeonato da Fórmula 1, neste sábado, ao conquistar a sua 12ª pole position do ano, no circuito de Suzuka, onde será disputado o GP do Japão, no domingo. Os ingleses da McLaren Jenson Button e Lewis Hamilton largarão logo atrás do alemão, enquanto o brasileiro Felipe Massa sairá da quarta posição.
A boa performance de Vettel manteve o domínio da Red Bull, que faturou todas as poles do ano - Mark Webber largou na frente em três etapas -, e reduziu as chances de "zebra" no domingo. Único que pode impedir o título antecipado do alemão, Button liderou as três sessões de treinos livres no Japão.
O inglês, no entanto, não conseguiu ser o mais rápido no treino mais importante do final de semana. Para evitar o bicampeonato de Vettel, Button precisa vencer no domingo e torcer para o rival não cruze a linha de chegada entre os 10 primeiros colocados. Apenas um ponto separa Vettel do título antecipado, faltando ainda quatro etapas para o fim, além da corrida deste domingo.
Leia mais:
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
A 12ª pole de Vettel foi garantida somente em sua última volta, quando o cronômetro já estava zerado. Com o tempo de 1min30s466, ele desbancou Button por apenas nove milésimos. Atrás dos carros da McLaren, Felipe Massa superou mais uma vez o companheiro de Ferrari Fernando Alonso, que largará em quinto.
Bruno Senna também se destacou no treino, ao contar com a eficiência da Renault. A equipe francesa trabalhou rápido e aprontou seu carro a tempo, depois de um acidente na última sessão livre, poucas horas antes do treino classificatório. O brasileiro sofreu, mas conseguiu mais uma vez avançar até o Q3.
Ele largará em oitavo, apesar de não ter registrado tempo na última parte do treino. Senna, seu companheiro de equipe Vitaly Petrov, além de Michael Schumacher e Kamui Kobayashi, optaram por não entrar na pista no Q3 para poupar os pneus para a corrida. Rubens Barrichello, por sua vez, parou novamente no Q2 e ficou com o 13º lugar no grid.
O GP do Japão terá início às 3 horas da manhã deste domingo (horário de Brasília).
Confira o grid de largada para o GP do Japão:
1.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min30s466
2.º - Jenson Button (ING/McLaren), 1min30s475
3.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min30s617
4.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min30s804
5.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min30s886
6.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min31s156
7.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), sem tempo
8.º - Bruno Senna (BRA/Renault), sem tempo
9.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), sem tempo
10.º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), sem tempo