Em um treino muito acidentado, com três bandeiras vermelhas, Sebastian Vettel marcou a pole position do GP do Japão, que será disputado neste domingo. O alemão da RBR marcou 1m32s160, apenas 60 milésimos à frente do italiano Jarno Trulli, da Toyota, o segundo. Lewis Hamilton, da McLaren, ficou com a terceira posição no grid de largada em Suzuka.
Vettel é o 3º no campeonato e ainda tem chances de título. Esta foi a quinta pole na carreira do alemão, a quarta somente nessa temporada.
Na briga entre Rubens Barrichello e Jenson Button, da Brawn GP, vice-líder e líder do Mundial, a vantagem foi do brasileiro que coseguiu a quinta posição. O inglês, virtual campeão do mundo ficou na 7ª colocação do grid. Button tem 15 pontos de vantagem sobre Barrichello.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
No entanto, Barrichello e Button foram punidos após marcarem seus tempos no fim da segunda parte do treino (Q2) sob bandeira amarela. Com a punição, o brasileiro sai em nono e o inglês, em 11º.
Treino acidentado
A volta da Fórmula 1 ao circuito de Suzuka foi marcada por um grave acidente com o alemão Timo Glock, da escuderia Toyota. Na segunda fase (Q2) do treino de classificação, neste sábado, o piloto bateu forte contra a proteção de pneus.
O acidente aconteceu na curva que antecede a reta dos boxes. Ao que parece, o carro de Glock teve uma pane no sistema de direção. O piloto foi atendido pelas equipes de resgate, na pista, e sua remoção durou alguns minutos.
Timo Glock foi imediatamente levado para o centro médico do circuito. Aparentemente não houve nada sério com o alemão. Tanto que ainda na maca das equipes médicas, Glock fez um sinal de positivo para as câmeras de TV.
As primeiras informações indicam que Glock sofreu uma lesão nos membros inferiores (corte na perna). Está consciente. Na sequência, ele foi transferido de helicóptero para um hospital da região para exames, o piloto estaria com dor nas costas.
Não só o alemão da Toyota bateu neste sábado. O jovem Jaime Alguersuari, da pequena Toro Rosso, também saiu da pista e acertou forte a proteção de penus, em outro local do traçado japonês, instantes antes da batida de Glock.
A classificação teve seis acidentes considerados fortes: dois com Sébastien Buemi (Toro Rosso), Glock, Mark Webber (Red Bull) ainda na 1ª fase da tomada de tempos, Jaime Alguersuari (STR) e Heikki Kövalainen - da McLaren/Mercedes.
A Rede Globo transmite o GP do Japão na madrugada deste domingo, às 2h (de Brasília). (Com infomações do Amigos da Velocidade)