O alemão Sebastian Vettel manteve o seu domínio da temporada 2011 da Fórmula 1 ao vencer neste domingo o GP da Europa, realizado no circuito de rua de Valência. Este foi o sexto triunfo do piloto da Red Bull em oito provas realizadas neste ano. Agora, a vantagem do atual campeão no Mundial de Pilotos é de 77 pontos.
Esta foi a segunda vitória seguida de Vettel em Valência, em prova marcada pelo forte calor. O piloto alemão largou da primeira posição pela sétima vez na temporada e pela quinta vez em 2011 conseguiu vencer uma prova em que conquistou a pole position no sábado. Na sua carreira, Vettel passa a acumular 16 vitórias na Fórmula 1.
Correndo em casa, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, terminou em segundo lugar. Já o australiano Mark Webber, que dividiu a primeira fila do grid de largada com Vettel, completou o pódio. O brasileiro Felipe Massa ficou em quinto lugar, atrás do inglês Lewis Hamilton, da McLaren.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
O inglês Jenson Button, da McLaren, o alemão Nico Rosberg da Mercedes, o espanhol Jaime Alguersuari, da Mercedes, e os alemães Adrian Sutil, da Force India, e Nick Heidfeld, da Renault, completaram a zona de pontuação do GP da Europa, que não teve sequer um abandono. O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, terminou a prova apenas em 12º lugar.
Líder do Mundial de Pilotos, Vettel soma agora 186 pontos e é seguido por Button e Webber, ambos com 109. Hamilton é o quarto, com, 97, e Alonso, o quinto, com 87. Massa está na sexta colocação, com 42 pontos, e Barrichello é o 15º com apenas quatro. Já o Mundial de Construtores é liderado pela Red Bull, com 295 pontos, seguida pela McLaren, com 206.
O GP da Inglaterra é a próxima prova da temporada 2011 da Fórmula 1 e será disputado no dia 10 de julho no circuito de Silverstone.
A CORRIDA - Pole position, Vettel manteve a liderança na largada. Já o brasileiro Felipe Massa teve um bom início. Ele saiu do quinto lugar e chegou a lutar pela segunda posição com Webber, mas não conseguiu ultrapassá-lo e caiu para o quarto lugar, atrás de Alonso.
Com poucas ultrapassagens no início, as primeiras mudanças de posição relevantes ocorrerem nos pit stops. Massa perdeu o quarto lugar para Hamilton na sua primeira parada. Na 21ª volta, Alonso conseguiu uma ultrapassagem arrojada sobre Webber para assumir a segunda colocação.
O posto, no entanto foi perdido nos boxes, na segunda parada. Porém, no terceiro pit stop, Alonso deu o troco e reassumiu a segunda colocação. O espanhol não conseguiu se aproximar de Vettel, que manteve vantagem confortável e conquistou mais uma vitória na temporada 2011 da Fórmula 1.
Confira o resultado do GP da Europa de Fórmula 1:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 57 voltas em 1h39min36s169
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 10s8
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 27s2
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 46s1
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 51s7
6º. Jenson Button (ING/McLaren), a 1min00s
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1min38s
8º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1 volta
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta
10º. Nick Heidfeld (ALE/Renault), a 1 volta