A partir da temporada 2013/2014, o vôlei de praia do brasileiro terá quatro duplas campeãs, sendo duas no masculino e duas no feminino. Esta foi a principal novidade apresentada na manhã desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) em relação ao Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open. Agora, a competição terá nove, em vez de dez etapas, definido o campeão de cada naipe. Ao término da temporada, haverá a realização de um novo campeonato, o Super Praia, que definirá as duplas campeãs brasileiras. Jogarão este torneio final oito duplas, formadas pelas cinco melhores colocadas no ranking nacional, mais três convidadas pela CBV.
- Para sermos o melhor campeonato, temos estar sempre buscando melhorias. Para isso, queríamos mudanças. Agora teremos o Super Praia no fechamento da temporada e isso trará uma disputa maior. Continuamos com os campeões do circuito e teremos também o campeão do Super Praia. Essa competição com os oito melhores vai manter o circuito mais atraente por toda a temporada, pois todos vão querer se garantir nessa disputa - afirmou o superintendente de vôlei de praia da CBV, Tadeu Saad.
Segundo regulamento arpovado pela entidade, as oito duplas serão divididas em dois grupos de quatro no Super Praia. Se classificam para as semifinais as duas melhores de cada. Quem vencer, disputa a final. A premiação desse torneio final deverá ser o dobro de uma etapa normal do circuito. Para o campeão da temporada, no entanto, a CBV manteve a parceria com uma montadora e dará carros para as três melhores duplas.
Leia mais:
'Por US$ 500 mil, nunca mais', diz Whindersson Nunes sobre sarrada
Popó volta a desafiar Pablo Marçal durante evento Mike Tyson x Jake Paul
Em luta com 'sarrada', Whindersson Nunes perde para indiano
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
A temporada 2013/2014 será entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Recife (PE). Depois seguirá para Vitória (ES), entre 19 e 22 de setembro, Rio de Janeiro (RJ), entre 17 e 20 de outubro, Guarujá (SP), entre 14 e 17 de novembro e Balnerário Camboriú (SC), entre 5 e 8 de dezembro. Em 2014, as datas ainda não estão definidas, mas o circuito passará por São Luís (MA), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL). O Super Praia será em Salvador (BA).
Dono de oito títulos do circuito nacional, Emanuel comemorou as mudanças. O veterano jogador, que retomará a parceria com Alison já que na competição nacional não se aplica o formato de Seleção Brasileira - somente nos torneios internacionais -, disse que as novidades servem de motivação para a disputa da temporada.
- Eu que gosto de assistir às Finais da ATP, no fim do ano, com os oito melhores tenistas da temporada, acho ótima essa ideia. Vai aumentar o interessa do público. Serão os melhos do campeonato buscando um título. O Super Praia valoriza cada torneio pois todos os jogadores vão querer se garantir nessa competição final - afirmou o campeão olímpico em Atenas-2004.
Outra mudança efetuada pela CBV será uma pontuação maior no Circuito Banco do Brasil Nacional, torneio de acesso ao Open. Dessa maneira, o campeão e o vice-campeão não estarão mais classificados para a disputa do Open na semana seguinte. Pelo novo formato, ao fim de cada etapa do Open e do Nacional, um novo ranking é formado. No masculino, 0s 12 primeiros colocados disputam automaticamente o Open seguinte. Outras quatro duplas serão convidadas pela CBV. No feminino, nove duplas saem do ranking e três são convidadas.