O australiano Mark Webber, da Red Bull, faturou a sua primeira pole position do ano, neste sábado, no treino classificatório do GP da Malásia de Fórmula 1. Ele cravou o melhor tempo sob forte chuva, que atrapalhou a estratégia da Ferrari e da McLaren. As duas tradicionais equipes largarão no fim da fila no domingo, às 5 horas (horário de Brasília).
Webber dividirá a primeira fila com o alemão Nico Rosberg, da Mercedes. Sebastian Vettel, seu companheiro de equipe, sairá da terceira posição. Rubens Barrichello, da Williams, foi o melhor brasileiro classificado, com a sétima colocação, logo à frente do alemão Michael Schumacher, e atrás do companheiro Nico Hulkenberg, que fez o quinto melhor tempo.
A chuva foi a protagonista do treino e surpreendem algumas equipes. De candidatas a pole, Ferrari e McLaren viram seus carros ficarem para trás, logo na primeira sessão. Fernando Alonso é 19.º, Lewis Hamilton, que fez os melhores tempos nos dois treinos de sexta, larga em 20.º e Felipe Massa, em 21.º.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul
Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete
Os três pilotos demoraram para entrar na pista e acabaram enfrentando forte chuva. Com a pista encharcada, eles tiveram trabalho para manter o carro no percurso. Hamilton rodou na entrada da reta principal. Alonso, Vitaly Petrov e Robert Kubica, entre outros, também passearam fora da pista.
O atual campeão mundial Jenson Button, que vem de vitória no GP anterior, quase escapou do destino do seu companheiro Hamilton. Ele marcou tempo para se classificar à segunda sessão, mas não pôde ir à pista porque seu carro ficou encalhado na brita da área de escape após derrapagem. Acabou na 17.ª colocação.
Na segunda sessão, com quatro favoritos fora, a briga pelas dez vagas ficou ainda mais aberta. Porém, a chuva intensa e a dúvida quanto ao melhor tipo de pneu - intermediário ou de chuva - fez com que o cuidado para não sair da pista fosse a principal preocupação, pois a visibilidade era mínima.
O ponto curioso foi a "ultrapassagem" de Robert Kubica sobre Adrian Sutil, da Force India, na saída dos boxes. O alemão estava parado e liderava a fila dos que esperavam a liberação da pista. Kubica, porém, se colocou à frente de Sutil, pela parte de dentro dos boxes. Há dúvidas se a atitude do polonês é passível de punição. Para evitar problemas, o italiano Vitantonio Liuzzi, também da Force India, "estacionou" ficou ao lado do companheiro na oportunidade seguinte.
Sutil, Rosberg, Schumacher e até Barrichello passaram a ter chance de conseguir a pole, junto com Webber e Vettel na última sessão. Porém, a pista não melhorou e o treino chegou a ser interrompido por cerca de 15 minutos, quando faltavam pouco mais de sete minutos para o fim.
Com a pista novamente liberada, os dez melhores foram para a briga. Sutil foi o primeiro a cravar o melhor tempo. Baixou a própria marca, mas foi superado por Webber (de motor novo, o primeiro de todos no ano a trocar), Rosberg e Vettel. O australiano da Red Bull conseguiu baixar ainda mais o tempo com o treino já encerrado e garantiu assim a posição de frente, com 1s3 de vantagem sobre Rosberg.
Última fila
Bruno Senna (Hispania) deu apenas nove voltas, tentou um melhor acerto, mas também foi parar na brita. E por causa disso é o 23.º e penúltimo colocado. Lucas Di Grassi (Virgin), novamente com problema de pressão de combustível do carro, quase não foi à pista. Completou apenas quatro voltas, que nada acrescentaram ao tempo, e ficou com o 24.º e último lugar.
Confira o grid largada para o GP da Malásia:
1.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min49s327
2.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min50s673
3.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min50s789
4.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min50s914
5.º - Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1min51s001
6.º - Robert Kubica (POL/Renault), 1min51s051
7.º - Rubens Barrichello (BRA/Williams), 1min51s511
8.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min51s717
9.º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1min51s767
10.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 1min52s254
--------------------------------------------------------
11.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min48s760
12.º - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), 1min48s771
13.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min49s207
14.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min49s464
15.º - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 1min52s270
16.º - Timo Glock (ALE/Virgin), 1min52s520
17.º - Jenson Button (ING/McLaren), sem tempo
--------------------------------------------------------
18.º - Jarno Trulli (ITA/Lotus), 1min52s884
19.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min53s044
20.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min53s050
21.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min53s283
22.º - Karun Chandhok (IND/HRT), 1min56s299
23.º - Bruno Senna (BRA/HRT), 1min57s269
24.º - Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), 1min59s977