Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
GP da Malásia

Webber fatura pole na Malásia; Rubens sai em 7º

Agência Estado
03 abr 2010 às 08:24

Compartilhar notícia

Webber dividirá a primeira fila com o alemão Nico Rosberg, da Mercedes. Sebastian Vettel, seu companheiro de equipe, sairá da terceira posição - Divulgação/Red Bull
Publicidade
Publicidade

O australiano Mark Webber, da Red Bull, faturou a sua primeira pole position do ano, neste sábado, no treino classificatório do GP da Malásia de Fórmula 1. Ele cravou o melhor tempo sob forte chuva, que atrapalhou a estratégia da Ferrari e da McLaren. As duas tradicionais equipes largarão no fim da fila no domingo, às 5 horas (horário de Brasília).

Webber dividirá a primeira fila com o alemão Nico Rosberg, da Mercedes. Sebastian Vettel, seu companheiro de equipe, sairá da terceira posição. Rubens Barrichello, da Williams, foi o melhor brasileiro classificado, com a sétima colocação, logo à frente do alemão Michael Schumacher, e atrás do companheiro Nico Hulkenberg, que fez o quinto melhor tempo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A chuva foi a protagonista do treino e surpreendem algumas equipes. De candidatas a pole, Ferrari e McLaren viram seus carros ficarem para trás, logo na primeira sessão. Fernando Alonso é 19.º, Lewis Hamilton, que fez os melhores tempos nos dois treinos de sexta, larga em 20.º e Felipe Massa, em 21.º.

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Imagem de destaque
Alvo Run 2024

Corrida Pedestre reúne mais de 400 participantes em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Rainha

Hortência diz que não trabalhará no COB e pede mudança profunda no basquete


Os três pilotos demoraram para entrar na pista e acabaram enfrentando forte chuva. Com a pista encharcada, eles tiveram trabalho para manter o carro no percurso. Hamilton rodou na entrada da reta principal. Alonso, Vitaly Petrov e Robert Kubica, entre outros, também passearam fora da pista.

Publicidade


O atual campeão mundial Jenson Button, que vem de vitória no GP anterior, quase escapou do destino do seu companheiro Hamilton. Ele marcou tempo para se classificar à segunda sessão, mas não pôde ir à pista porque seu carro ficou encalhado na brita da área de escape após derrapagem. Acabou na 17.ª colocação.


Na segunda sessão, com quatro favoritos fora, a briga pelas dez vagas ficou ainda mais aberta. Porém, a chuva intensa e a dúvida quanto ao melhor tipo de pneu - intermediário ou de chuva - fez com que o cuidado para não sair da pista fosse a principal preocupação, pois a visibilidade era mínima.

Publicidade


O ponto curioso foi a "ultrapassagem" de Robert Kubica sobre Adrian Sutil, da Force India, na saída dos boxes. O alemão estava parado e liderava a fila dos que esperavam a liberação da pista. Kubica, porém, se colocou à frente de Sutil, pela parte de dentro dos boxes. Há dúvidas se a atitude do polonês é passível de punição. Para evitar problemas, o italiano Vitantonio Liuzzi, também da Force India, "estacionou" ficou ao lado do companheiro na oportunidade seguinte.


Sutil, Rosberg, Schumacher e até Barrichello passaram a ter chance de conseguir a pole, junto com Webber e Vettel na última sessão. Porém, a pista não melhorou e o treino chegou a ser interrompido por cerca de 15 minutos, quando faltavam pouco mais de sete minutos para o fim.

Publicidade


Com a pista novamente liberada, os dez melhores foram para a briga. Sutil foi o primeiro a cravar o melhor tempo. Baixou a própria marca, mas foi superado por Webber (de motor novo, o primeiro de todos no ano a trocar), Rosberg e Vettel. O australiano da Red Bull conseguiu baixar ainda mais o tempo com o treino já encerrado e garantiu assim a posição de frente, com 1s3 de vantagem sobre Rosberg.


Última fila

Publicidade


Bruno Senna (Hispania) deu apenas nove voltas, tentou um melhor acerto, mas também foi parar na brita. E por causa disso é o 23.º e penúltimo colocado. Lucas Di Grassi (Virgin), novamente com problema de pressão de combustível do carro, quase não foi à pista. Completou apenas quatro voltas, que nada acrescentaram ao tempo, e ficou com o 24.º e último lugar.



Confira o grid largada para o GP da Malásia:

Publicidade



1.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min49s327


2.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min50s673

Publicidade


3.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min50s789


4.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min50s914


5.º - Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1min51s001


6.º - Robert Kubica (POL/Renault), 1min51s051


7.º - Rubens Barrichello (BRA/Williams), 1min51s511


8.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min51s717


9.º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1min51s767


10.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 1min52s254


--------------------------------------------------------


11.º - Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min48s760


12.º - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), 1min48s771


13.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min49s207


14.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min49s464


15.º - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 1min52s270


16.º - Timo Glock (ALE/Virgin), 1min52s520


17.º - Jenson Button (ING/McLaren), sem tempo


--------------------------------------------------------


18.º - Jarno Trulli (ITA/Lotus), 1min52s884


19.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min53s044


20.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min53s050


21.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min53s283


22.º - Karun Chandhok (IND/HRT), 1min56s299


23.º - Bruno Senna (BRA/HRT), 1min57s269

24.º - Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), 1min59s977


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade