O técnico José Roberto Guimarães divulgou nesta sexta-feira a primeira convocação da seleção brasileira feminina de vôlei para o Mundial do Japão, que acontecerá entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro. Ele chamou 16 jogadoras, mas ainda pode mudar a lista, principalmente se as ponteiras Mari e Paula Pequeno não se recuperarem de contusão.
A principal novidade na lista divulgada nesta sexta-feira foi a inclusão da ponteira Fernanda Garay, eventual substituta de Mari e Paula Pequeno. Enquanto isso, a levantadora Ana Tiemi, que fez parte do grupo que foi vice-campeão do Grand Prix no mês passado, foi preterida e ficou de fora do grupo - Dani Lins e Fabíola foram as jogadoras chamadas para a posição.
A presença de Mari e Paula Pequeno no Mundial ainda é uma incógnita. Campeãs olímpicas nos Jogos de Pequim/2008, as duas jogadoras se machucaram na fase final do Grand Prix, disputada na última semana de agosto, e lutam para se recuperar a tempo de jogar no campeonato que acontecerá no Japão, quando o Brasil vai buscar um título inédito.
Leia mais:
Moringão recebe Festival de Ginástica Rítmica de Londrina pela primeira vez
Equipe londrinense é campeã dos Jogos Abertos do Paraná em Apucarana
Apucarana recebe a fase final dos Jogos Abertos do Paraná a partir desta sexta
Atleta da Atril promove Oficinas de Atletismo para crianças no dia 8 de dezembro em Londrina
O caso de Mari parece ser um pouco mais complicado. Ela passará neste sábado por uma artroscopia no joelho direito para saber a gravidade da lesão. Na melhor das hipóteses, precisaria de 30 dias para voltar a jogar. Mas também existe risco de que precise fazer uma cirurgia mais complexa, o que a faria ficar cerca de seis meses parada.
Paula Pequeno teve uma fratura no tornozelo esquerdo, além de uma lesão ligamentar parcial e uma contusão na cartilagem do local. O prazo de recuperação é de um mês, mas os médicos da seleção avisam que sua presença no Mundial dependerá de como ela reagirá ao tratamento. Por isso, também é dúvida para a seleção brasileira.
Assim, com os desfalques de Mari e Paula Pequeno, Zé Roberto começa a preparação da seleção na segunda-feira, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) em Saquarema (RJ). No Mundial, o Brasil está no Grupo B, que conta ainda com Itália, Quênia, Holanda, Porto Rico e República Checa.
Confira a lista das convocadas:
Levantadora - Dani Lins e Fabíola
Ponteira - Sassá, Fernanda Garay, Jaqueline, Mari, Natália e Paula Pequeno
Oposto - Joycinha e Sheilla
Central - Adenízia, Carol Gattaz, Fabiana e Thaisa
Líbero - Camila Brait e Fabi