São Paulo - Após a partida de estreia de Carlo Ancelotti com uma defesa firme da seleção brasileira no empate por 0 a 0 com o Equador, mas com o meio de campo e o ataque ainda carentes de criação de boas jogadas, o atacante Raphinha, destaque do Barcelona contra o Real Madrid comandado pelo italiano na temporada passada, pode ser agora um reforço importante para o técnico no próximo compromisso do Brasil em busca da vaga na Copa do Mundo, terça-feira (10), 21h30, contra o Paraguai, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Um dos nomes cotados para os prêmios de melhor jogador do mundo pelo desempenho destacado do trio que forma ao lado de Lamine Yamal e Lewandowski no ataque do time catalão, o atacante gaúcho de 28 anos é o artilheiro do Brasil no classificatório sul-americano, com 5 gols em 10 partidas, e deve voltar a figurar entre os 11 titulares contra o Paraguai, depois de cumprir suspensão no empate contra o Equador.
Leia mais:

Copa América Feminina começa nesta sexta e Brasil estreia domingo

Neymar continua vendendo camisas. Será capaz de salvar o Santos em campo?

Corinthians treina com olhares da diretoria e Memphis 'de boa' após sumiço

Novo camisa 9 já foi carrasco do Londrina EC
Após a atuação pobre do ataque brasileiro contra os equatorianos, com Vinicius Junior e Estêvão isolados nas pontas e Richarlison pelo meio pouco acionado, Ancelotti já indicou o retorno do atacante do Barça na próxima partida.
"Não há muito tempo para trabalhar, mas podemos melhorar, porque a qualidade que temos é muito alta. A nível ofensivo vamos melhorar, porque hoje faltou um jogador muito importante que é o Raphinha", disse o treinador em entrevista pós-jogo em Guayaquil.
Na temporada 2024/25, o Barcelona venceu os cinco duelos contra os merengues -contribuindo para a rescisão antecipada do treinador com o time espanhol e o acerto com a seleção -, com grande atuação do brasileiro em momentos decisivos.
Na decisão da Supercopa da Espanha, Raphinha teve atuação de gala e foi eleito o melhor da partida com dois gols gols e uma assistência, conduzindo a virada do Barcelona por 5 a 2 rumo ao título.
Ele voltou a brilhar em jogo na reta final do Campeonato Espanhol que deixou o Barça com a mão na taça, quando o Real Madrid chegou a abrir 2 a 0 com Mbappé e viu os catalães virarem para 4 a 3, com dois de Raphinha.
No jogo do primeiro turno, em pleno Santiago Bernabéu, o Barcelona já havia vencido por 4 a 0, com o brasileiro encerrando a goleada com um golaço encobrindo o goleiro.
Nesta sexta-feira (6), ele foi eleito o melhor jogador do campeonato na temporada passada. "O conjunto azulgrana encerrou uma grande temporada e Raphinha teve muito a ver com o bom desempenho da equipe de Hansi Flick. O brasileiro se destacou com seu jogo, e seus gols e assistências foram fundamentais para os azulgranas. Raphinha conseguiu um total de 18 gols nesta temporada e distribuiu 9 assistências, destacando-se em todas as partidas que foram decisivas para o título", disse a LaLiga em comunicado.
Dessa forma, Raphinha chega com moral no seu retorno à seleção contra os paraguaios, voltando depois da atuação apagada -junto com todo o time- na goleada por 4 a 1 contra a Argentina, em Buenos Aires. A dúvida é se ele deve entrar no ataque, no lugar de Estêvão ou Richarlison, ou mais recuado no meio na armação, substituindo Gerson ou Bruno Guimarães.
Faltando três rodadas para o fim das Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil é o quarto colocado, com 22 pontos, e ainda pode ser ultrapassado pela Colômbia, que tem 20 pontos e recebe a Bolívia nesta sexta-feira, em Barranquila.
O time paraguaio comandado por Gustavo Alfaro está uma posição à frente com 24 pontos e vem embalado após vitória por 2 a 0 contra o Uruguai no Defensores del Chaco, em Assunção, chegando ao nono jogo de invencibilidade.
No confronto entre as duas seleções no primeiro turno, o Brasil de Dorival Júnior jogou mal fora de casa e perdeu por 1 a 0.