Pesquisar

Canais

Serviços

"Phelps brasileiro"

Clodoaldo Silva pode ficar fora das Paraolimpíadas

Agência Brasil
31 dez 1969 às 21:33
Publicidade
Publicidade

O nadador Clodoaldo Silva, maior medalhista paraolímpico brasileiro, corre o risco de ficar fora das Paraolimpíadas de Pequim. O "Tubarão Olímpico", como foi chamado depois das seis medalhas de ouro e duas de prata conquistadas em Atenas, comunicou no domingoomitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) a intenção de não fazer a reavaliação funcional do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

Os esportes paraolímpicos têm diversos níveis para classificar as deficiências dos competidores. Representantes de um país cujo nome não foi divulgado apresentaram um protesto no IPC, em junho, para que o atleta brasileiro fosse reavaliado quanto à sua classificação esportiva-funcional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Clodoaldo não tem alguns movimentos das pernas e lhe falta coordenação motora, em conseqüência de paralisia cerebral durante o parto. Devido ao seu destaque nas competições internacionais, em 2005 ele foi eleito o melhor atleta paraolímpico do mundo pelo IPC.

Leia mais:

Imagem de destaque
Amizade entre antigas rivais

Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba

Imagem de destaque
3 sets a 0

Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino

Imagem de destaque
Taekwondo

Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata

Imagem de destaque
Cirurgia em Curitiba

O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento


Aos 29 anos, o nadador tem índice para participar de nove provas em Pequim: 50m livre, 100m livre, 200m livre, 150m medley, 50m peito, 50m costas e os revezamentos 4×50 livre, 4×50 medley e 4×100m livre. O CPB, informou que a classe funcional do atleta já foi mudada antes, quando foi acatado o protesto da equipe espanhola, em dezembro de 2006. Entretanto, com um recurso dos brasileiros, o IPC voltou atrás na decisão.

Em nota, o presidente do CPB, Vital Severino Neto, disse que o comitê fica triste com a notícia, já que "Clodoaldo é o atleta mais conhecido e reconhecido da nossa delegação", mas admitiu que a "classificação funcional faz parte do esporte paraolímpico e todos os atletas estão sujeitos a passar por ela". Para participar dos jogos, o nadador brasileiro tem de hoje até quinta-feira (4) para se submeter ao procedimento.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade