Vôlei

FIG pede mais provas à China sobre a idade de ginastas

31 dez 1969 às 21:33

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) pediu, neste sábado (23), à China mais provas que demonstrem que cinco de suas ginastas olímpicas têm a idade mínima, 16, necessária para competir.

Antes mesmo do início dos Jogos Olímpicos de Pequim, o país foi acusado pela imprensa de ter utilizado ginastas que ainda não completaram 16 anos no ano olímpico, o que infringiria o regulamento em vigor desde 1997 na modalidade.


"A Federação Internacional de Ginástica (FIG) está tentando esclarecer as acusações feitas na imprensa sobre a idade das ginastas chinesas He Kexin, Jiang Yuyuan, Li Shanshan, Deng Linlin e Yang Yilin", informa a entidade em um comunicado.


Investigação


"A FIG apresentou provas documentais, incluindo cópias dos passaportes das atletas, quando apareceram os primeiros questionamentos nos meios eletrônicos no decorrer do ano".


Porém, nos últimos dias foram divulgadas mais informações sobre a idade da medalhista de ouro He Kexin, o que levou o Comitê Olímpico Internacional (COI) a pedir à FIG novas comprovações.


A Federação destacou que "no interesse de concluir o assunto (...) a FIG pediu agora à Federação Americana de Ginástica que apresente novos documentos que atestem as datas de nascimento das ginastas".


"Quando receber estes documentos, a FIG enviará suas conclusões ao Comitê Olímpico Internacional. Todas as partes envolvidas, incluindo as próprias atletas, estão interessadas em resolver este tema de uma vez por todas".


O vice-presidente executivo do comitê organizador de Pequim-2008, Wang Wei, afirmou na sexta-feira (22) que as ginastas não teriam competido se não tivesse a idade mínima, enquanto He afirmou várias vezes à imprensa que tem 16 anos.


O presidente da Federação Americana de Ginástica, Steve Penny, disse que o assunto deve ser resolvido pela FIG e o COI.

"Uma investigação ajudará a acabar com o assunto e eliminar qualquer sombra de especulação desta competição", disse.


Continue lendo