Pesquisar

Canais

Serviços

Interesse

Lula diz que vai a Pequim em busca de votos para o Rio

Agência Estado
31 dez 1969 às 21:33
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta quarta-feira que sua presença na abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, no dia 8 de agosto, terá um objetivo prático: "Cabalar um pouco de votos" para o Rio sediar a Olimpíada de 2016.

Após sua participação como convidado da reunião de cúpula do G8, o grupo das sete economias mais industrializadas do mundo e a Rússia, Lula defendeu que a realização da Olimpíada não pode ser um privilégio dos países ricos. "Cadê o caráter universal dos Jogos Olímpicos? A Copa do Mundo é mais democrática", declarou o presidente na estação de esqui que sediou o encontro do G8, na ilha de Hokkaido, no Japão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Lula reconheceu que, inicialmente, não planejava aceitar o convite do governo chinês para, em menos de um mês, deslocar-se pela segunda vez do Brasil para o Oriente. Mas considerou que o Rio de Janeiro está em disputa com outros três fortes concorrentes - Chicago, Tóquio e Madri - e que os pesos dos países que decidem não são igualitários. Toda a América do Sul, explicou, conta com apenas quatro votos, o mesmo poder da Suíça. A Itália tem cinco votos e 50% dos delegados do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Leia mais:

Imagem de destaque
Amizade entre antigas rivais

Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba

Imagem de destaque
3 sets a 0

Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino

Imagem de destaque
Taekwondo

Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata

Imagem de destaque
Cirurgia em Curitiba

O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento

"Teremos de fazer um trabalho duro de boca-de-urna", resumiu o presidente. "O Brasil, até 2016, já virou grande potência", completou. Questionado se presenciaria a abertura de uma esperada Olimpíada do Rio de 2016 como presidente da República - em um novo mandato -, Lula apressou-se a rebater que estaria presente apenas como esportista. "Eu jogava futebol, jogava handebol no Senai e só não joguei basquete por causa da minha bursite."


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade