Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
ExpoLondrina

Evento discute participação da mulher na cafeicultura paranaense

Rafael Fantin - Redação Bonde
15 abr 2015 às 07:34
- Divulgação/Imprensa MG
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O 23ª Encontro Estadual do Café discute a importância da participação das mulheres na cafeicultura paranaense a partir das 9 h, no Recinto José Garcia Molina, no Parque Ney Braga, na ExpoLondrina.

O evento, que deve reunir cerca de 600 produtores de várias regiões do Estado, vai apresentar os resultados do trabalho desenvolvido pela Emater com mais de 100 mulheres envolvidas com a agricultura familiar na região de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o coordenador do Projeto Café da Emater, o engenheiro agrônomo Cilesio Abel Demoner, o apoio feminino aos maridos produtores de café é fundamental para melhorar a qualidade da produção. "A maior parceira do produtor é a mulher dele. Sozinho, sem participação da família, o produtor não atinge os resultados esperados. Elas conhecem bem o terreiro de café e são detalhistas na seleção dos grãos, o que é muito importante para conservação de características como aroma e sabor", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Rodeio

Emerson de Brito vence a etapa do PBR na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Pré-balanço

SRP faz avaliação positiva da ExpoLondrina 2015

Imagem de destaque
OnPlaces

Aplicativo lançado na ExpoLondrina tem mais de 11 mil downloads

Imagem de destaque
Montaria em touros

Dener Barbosa fez a maior nota no 1º dia do rodeio


Com a participação feminina, grupos de mulheres produtoras foram formados para treinamentos paralelos aos recebidos pelos homens. "Em março, 20 mulheres participaram de um curso de degustação no Iapar em Londrina para aumentar o conhecimento de toda a cadeia produtiva do café", lembrou Demoner. "Antes, apenas os maridos participavam de encontros e treinamentos", acrescentou.


O engenheiro agrônomo afirmou que espera que os resultados da Emater em Santo Antônio da Platina possa incentivar o envolvimento de mulheres de outras regiões na cafeicultura familiar. No Paraná são  55 mil hectares cultivados por cerca de dez mil cafeicultores, a grande maioria formada por pequenos produtores. A produtividade média no Estado é de 22 sacas por hectare.

"Mudanças climáticas e a produção de café no Brasil e no Paraná" é o tema do segundo painel, a cargo do pesquisador do Iapar e do Simepar, Paulo Caramori. Também será realizado o lançamento oficial do 13º Concurso Café Qualidade Paraná, cujas inscrições poderão ser realizadas de maio até agosto, e é classificatório para a etapa nacional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade