Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Belos e fortes

'Garanhões', cavalos da Europa vêm pela 1ª vez à ExpoLondrina

Samara Rosenberger - Redação Bonde
15 abr 2015 às 20:15
- Marcos Zanutto/Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Imagine um animal forte, capaz de arrastar mais de 3 toneladas e, ao mesmo tempo, dócil e de uma beleza exuberante. Assim são os cavalos de raças exóticas exibidos pela primeira vez na ExpoLondrina. O público que visita o parque poderá apreciá-los a partir desta quinta-feira (16).

São 18 animais, sendo 11 da raça Bretão, dois Gipsy (conhecido como Cigano), um Percheron, dois Clydesdale e dois Friesian. Todos têm origem europeia, de países como França, Holanda e Grã-Bretanha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A diretora técnica da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão (ABCCBretão), de São Paulo, Susana Reinhardt, informa que esta é a primeira vez que os animais vêm para o Norte do Paraná. "Em 25 anos de entidade, estes cavalos só foram expostos em algumas ocasiões em Curitiba. Resolvemos trazê-los porque a feira é um evento, no qual existe a oportunidade para mostrar a função de cada raça e características genéticas para criadores interessados".

Leia mais:

Imagem de destaque
Rodeio

Emerson de Brito vence a etapa do PBR na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Pré-balanço

SRP faz avaliação positiva da ExpoLondrina 2015

Imagem de destaque
OnPlaces

Aplicativo lançado na ExpoLondrina tem mais de 11 mil downloads

Imagem de destaque
Montaria em touros

Dener Barbosa fez a maior nota no 1º dia do rodeio


No Brasil, as raças exóticas predominam na região Sudeste, onde o mercado é bem aquecido. No Paraná, a criação tornou-se rara nas últimas décadas. "Antigamente, eles eram usados para tração agrícola, mas devido à mecanização, acabaram se perdendo", explica.

Publicidade


O Bretão, por exemplo, é utilizado em passeios turísticos, provas esportivas, montaria na sela, desfiles e policiamento. No trabalho rural tem força necessária para puxar toras, arar terra e manejo de fazenda. De origem francesa, o cavalo consegue puxar um implemento de até 1,5 tonelada.


Marcos Zanutto/Folha de Londrina
Marcos Zanutto/Folha de Londrina


Exibi-los na exposição faz parte da estratégia para conquistar novos admiradores. O perfil do comprador é formado por quem procuram um equino para atrelagem ou lazer. "São pessoas que desejam ter um 'garanhão' a fim de usá-los em hotel fazenda, carruagens ou troles, principalmente, porque são dóceis, bonitos e tranquilos", completa a diretora.

Publicidade


Os agropecuaristas que tiverem interesse em investir na raça devem negociar direto com os criadores no estande instalado ao lado do Pavilhão Internacional. É possível fazer até um 'test-drive' e dar uma voltinha pela pista. Cada animal é vendido, em média, por R$ 20 mil. "É um preço bom, considerando que são animais raros", argumenta Susana.


O diretor de Equinocultura da Sociedade Rural do Paraná José Henrique Cavicchioli afirma que a novidade deve atrair mais visitantes. "São cavalos funcionais, de grande porte e beleza, uma excelente oportunidade para difundir raças".


Os equinos estarão na feira até domingo, no Pavilhão Michel Neme, no fim das baias de alvenaria. A partir de amanhã, haverá desfiles todas as noites, às 19 horas, na Pista Central Omar Mazei Guimarães.


Marcos Zanutto/Folha de Londrina
Marcos Zanutto/Folha de Londrina

Nádia Távora, agropecuarista aposentada, assistiu à apresentação de estreia e se admirou com a beleza dos animais. "Já tinha visto reportagens, mas nunca pessoalmente. São cavalos lindos e maravilhosos". Mas a novidade também atrai quem não é especialista no assunto. O comerciante Luciano Silveira trouxe a família para a feira e parou para ver a performance dos garanhões. "Admiro cavalos e sempre observo imagens na internet, mas nunca tive a oportunidade de vê-los ao vivo. Na minha opinião, é o que tem de melhor nesta edição da ExpoLondrina", opina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade