Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Via Rural

Maquete de microbacia chama a atenção dos visitantes

Viviani Costa - Redação Bonde
08 abr 2013 às 19:22
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tradicional maquete instalada na fazendinha, que fica na Via Rural Emater, é uma atração a parte na ExpoLondrina. As crianças observam cada detalhe das casas, plantações e ruas construídas em um espaço de 12 metros de comprimento por 9 metros de largura.

Neste ano, a maquete simula a organização ideal de uma microbacia com o objetivo de divulgar o Programa de Gestão de Solo e Água do governo do Estado. Por meio do programa, cada município vai receber recursos para implantar o sistema modelo em uma área de até 5 mil hectares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Um dos grandes problemas constatados em todo o Paraná é a falta de informações sobre para o gerenciamento da água", revelou coordenador regional de projetos do Emater, Ildefonso José Haas. Ele explicou que "a água não obedece a divisão entre os municípios, por isso é preciso aplicar os cuidados básicos em todas as propriedades rurais do estado".

Leia mais:

Imagem de destaque
Repetindo 2012

Magno Alves vence etapa do PBR em Londrina

Imagem de destaque
ExpoLondrina 2013

Supersafra impulsiona vendas de máquinas agrícolas

Imagem de destaque
Neste domingo

Confira a programação do último dia da ExpoLondrina

Imagem de destaque
Crescimento de até 30%

Comerciantes comemoram aumento nas vendas na ExpoLondrina


Segundo Haas, a atenção dos produtores deve ser redobrada quando se trata do plantio direto, do reaproveitamento da água da chuva, da quantidade de resíduos nas lavouras e do terraceamento da área. "Cada detalhe que tentamos ilustrar por meio da maquete é de extrema importância para o meio ambiente", contou o coordenador regional que apresentou amostras de água com excesso de terra e com agrotóxicos não absorvidos nas plantações. "A água não pode escorrer, quando ela escorre, ela leva nutrientes também", disse.

Publicidade


A mata ciliar está presente na maquete, assim como estradas que respeitam a curva de nível dos terrenos e um aterro controlado de lixo para dar a destinação correta aos resíduos.


O programa foi aprimorado neste ano pelo governo do Paraná. Conforme Haas, os municípios estão na fase de elaboração dos projetos para implantar áreas de preservação das microbacias. Os técnicos contam com o apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). As propostas aprovadas pelo governo do Estado vão receber até R$ 175 mil por microbacia a ser preservada. Os recursos devem ser utilizados na implantação da infraestrutura. Até agora, 150 microbacias foram selecionadas.

Foram necessários 40 dias para a montagem da maquete sobre o projeto. A Via Rural fica nos fundos do Parque de Exposições Ney Braga.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade