Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira!

Final de semana tem competições de cavalos na ExpoLondrina

Rafael Fantin - Redação Bonde
11 abr 2014 às 21:10
- Equipe Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os visitantes da ExpoLondrina terão a oportunidade de acompanhar provas de cavalos de raça, um dos principais destaques do último final de semana do evento no Parque Ney Braga. As competições começam a partir das 8h deste sábado (12) quando tem início a prova de salto, que completa 30 anos na feira deste ano.

Segundo a organizadora do evento, Maria de Fátima Marchezoni, da Escola Força Livre de Equitação, mais de 75 cavaleiros vão participar do evento com obstáculos entre 20 centímetros a 1,40 m, conforme a categoria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ela lembrou que começou a andar de cavalo e a dar aula na Sociedade Rural do Paraná (SRP) e percebeu a necessidade de uma escola para treinar os alunos, além da organização do evento que se tornou uma tradição na feira agropecuária.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conscientização

Estande da Sanepar na ExpoLondrina recebeu mais de 30 mil visitantes

Imagem de destaque
Campeão!

Douglas Ferreira vence etapa do PBR na ExpoLondrina

Imagem de destaque
Balanço parcial

ExpoLondrina 2014: bilheterias de shows crescem 35%

Imagem de destaque
Final do Paranaense

Telão vai mostrar Londrina e Maringá na Expô


"O público que acompanha a prova durante a Exposição é maior do que em outros eventos. Então, os alunos também ficam na expectativa para saltar durante a feira. Hoje, a prova faz parte do calendário oficial da federação paranaense. É um momento importante de divulgação do hipismo", comentou.

Publicidade


Para saltar na Expô, os cavalos treinam, diariamente, e recebem tratamento com alimentação especial, vitaminas e trocas de ferraduras. "Alguns ainda recebem suplementos para ganhar mais vigor durante as competições", acrescentou.


Entre os 75 participantes, provenientes de cidades do Paraná, entre elas, Maringá, Foz do Iguaçu, Curitiba e Londrina, apenas um cavaleiro convidado é do Estado de São Paulo. Ao todo, R$ 20 mil serão distribuídos nos prêmios das diferentes categorias.

Publicidade


Equipe Bonde
Equipe Bonde


Crioulo


Descendentes dos cavalos de guerra ibéricos, a raça crioulo desfila beleza e agilidade durante as competições na Pista Equestre Sicredi/Família Romanelli no Parque Ney Braga durante o sábado e o domingo.

Publicidade


A partir das 14h de hoje, será realizado o Grande Campeonato e a prova do "Movimiento La Rienda". No domingo, no mesmo horário, está programada a prova da Campereada. Este é o quarto ano em que o crioulo está presente na ExpoLondrina.


"O Grande Campeonato vai escolher o melhor exemplar da raça levando em conta o padrão e o biótipo do animal. Já as provas mostram as habilidades dos cavaleiros com as rédeas nos movimentos laterais e de recuos", explicou o Elizandro Pellin, presidente do Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos.

Publicidade


Segundo ele, aproximadamente 200 cavalos da raça participaram de competições, leilões e julgamentos durante a edição deste ano da ExpoLondrina.


Appaloosa

Publicidade


A ExpoLondrina recebe pela primeira vez o Congresso Pan Americano, Potro do Futuro e Futurity Appaloosa neste final de semana. Segundo o presidente do Núcleo Paranaense de Criadores de Appaloosa, Nelson Correa, o evento volta ao Paraná, principal produtor do Brasil, após alguns anos de ausência.


"Entre 30 e 40 cavalos vão participar das três provas divididos em diversas categorias com a participante de competidores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Paraná", informou.


Estão previstos julgamento de conformação, concurso de pelagem, prova de 3 tambores e 6 balizas, western pleasure - prova em que o cavalo mostra sua facilidade em mudar de andamento ao comando do juiz - e de rédeas.

Na categoria Potro do Futuro se enquadram animais com idade entre um ano e meio e três anos e o Futurity Appaloosa, animais com até um ano e meio de idade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade