Pesquisar

Canais

Serviços

- Equipe Bonde
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Confira!

Final de semana tem competições de cavalos na ExpoLondrina

Rafael Fantin - Redação Bonde
11 abr 2014 às 21:10
Continua depois da publicidade

Os visitantes da ExpoLondrina terão a oportunidade de acompanhar provas de cavalos de raça, um dos principais destaques do último final de semana do evento no Parque Ney Braga. As competições começam a partir das 8h deste sábado (12) quando tem início a prova de salto, que completa 30 anos na feira deste ano.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Segundo a organizadora do evento, Maria de Fátima Marchezoni, da Escola Força Livre de Equitação, mais de 75 cavaleiros vão participar do evento com obstáculos entre 20 centímetros a 1,40 m, conforme a categoria.

Continua depois da publicidade


Ela lembrou que começou a andar de cavalo e a dar aula na Sociedade Rural do Paraná (SRP) e percebeu a necessidade de uma escola para treinar os alunos, além da organização do evento que se tornou uma tradição na feira agropecuária.


"O público que acompanha a prova durante a Exposição é maior do que em outros eventos. Então, os alunos também ficam na expectativa para saltar durante a feira. Hoje, a prova faz parte do calendário oficial da federação paranaense. É um momento importante de divulgação do hipismo", comentou.


Para saltar na Expô, os cavalos treinam, diariamente, e recebem tratamento com alimentação especial, vitaminas e trocas de ferraduras. "Alguns ainda recebem suplementos para ganhar mais vigor durante as competições", acrescentou.

Continua depois da publicidade


Entre os 75 participantes, provenientes de cidades do Paraná, entre elas, Maringá, Foz do Iguaçu, Curitiba e Londrina, apenas um cavaleiro convidado é do Estado de São Paulo. Ao todo, R$ 20 mil serão distribuídos nos prêmios das diferentes categorias.


Equipe Bonde
Equipe Bonde


Crioulo


Descendentes dos cavalos de guerra ibéricos, a raça crioulo desfila beleza e agilidade durante as competições na Pista Equestre Sicredi/Família Romanelli no Parque Ney Braga durante o sábado e o domingo.


A partir das 14h de hoje, será realizado o Grande Campeonato e a prova do "Movimiento La Rienda". No domingo, no mesmo horário, está programada a prova da Campereada. Este é o quarto ano em que o crioulo está presente na ExpoLondrina.


"O Grande Campeonato vai escolher o melhor exemplar da raça levando em conta o padrão e o biótipo do animal. Já as provas mostram as habilidades dos cavaleiros com as rédeas nos movimentos laterais e de recuos", explicou o Elizandro Pellin, presidente do Núcleo Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos.


Segundo ele, aproximadamente 200 cavalos da raça participaram de competições, leilões e julgamentos durante a edição deste ano da ExpoLondrina.


Appaloosa


A ExpoLondrina recebe pela primeira vez o Congresso Pan Americano, Potro do Futuro e Futurity Appaloosa neste final de semana. Segundo o presidente do Núcleo Paranaense de Criadores de Appaloosa, Nelson Correa, o evento volta ao Paraná, principal produtor do Brasil, após alguns anos de ausência.


"Entre 30 e 40 cavalos vão participar das três provas divididos em diversas categorias com a participante de competidores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além do Paraná", informou.


Estão previstos julgamento de conformação, concurso de pelagem, prova de 3 tambores e 6 balizas, western pleasure - prova em que o cavalo mostra sua facilidade em mudar de andamento ao comando do juiz - e de rédeas.

Na categoria Potro do Futuro se enquadram animais com idade entre um ano e meio e três anos e o Futurity Appaloosa, animais com até um ano e meio de idade.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade