2019

Fácil de plantar, juçara rende de açaí a palmito

11 abr 2019 às 11:07

Considerada prima do açaí, a palmeira juçara pode ser usada de várias formas. Dela, pode ser extraída o fruto que pode virar de sorvete a geleia, além do palmito. Pela proximidade das plantas, a juçara também é chamada de açaí e pode servir como mais uma fonte de lucro para produtores rurais.


Com o intuito de despertar o olhar do agricultor, uma oficina promovida pela engenheira de alimentos e professora da UEL (Universidade Estadual de Londrina) Sandra Garcia pretende incentivar o plantio da fruta, que é nativa da região e está em extinção.


A juçara tem opção de aproveitamento do fruto, pois estimula a preservação e o cultivo das palmeiras, as sementes podem ser reaproveitadas para germinação de novas plantas.


O plantio da palmeira juçara é fácil, mas o desenvolvimento da planta é demorado. A colheita varia de três a cinco anos, dependendo das reações do tempo, afirma Sandra. Os interessados em conhecer a juçara, poderão conferir as mudas na Fazendinha até domingo (14).


O projeto apresentou alternativas para pequenos produtores e para a área urbana, afirma o engenheiro de alimentos da Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica Extencao Rural), José Humberto Soares. "[Pelo evento] A população poderá entender as aplicações e o trabalho feito nas instituições de ensino e nas extensões rurais, criando alternativas de plantio para os produtores como outra fonte de renda", diz Soares.

(*sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)


Continue lendo