2019

Fazendinha espera atrair 200 mil visitantes na ExpoLondrina

25 mar 2019 às 16:13

Por mais um ano, a Via Rural/Fazendinha - projeto do Governo do Estado, via Secretaria da Agricultura e do Abastecimento(SEAB) e Instituto Emater, Iapar e UEL, em parceria com a Sociedade Rural do Paraná-, promete ser uma das grandes atrações da ExpoLondrina. A expectativa é atrair cerca de 200 mil visitantes. O tema deste ano será "Agricultura Sustentável, Transformação, Comercialização e Cultura", com foco no compromisso com resultados.


A Via Rural é um conjunto de métodos de extensão, criado em 1995, com o objetivo de difundir tecnologias para o campo sob a perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. O projeto desdobra-se em Via Rural Fazendinha, com unidades didáticas que reproduzem a atividade no campo, e a Via Rural Eventos, com uma ampla programação de encontros, seminários e oficinas técnicas direcionadas aos produtores rurais, e atividades de integração com o público em geral.


Este ano, para as atividades voltadas aos produtores estão sendo esperadas 200 excursões municipais de integrantes da agricultora familiar, com público previsto de 5 mil participantes nas programações técnicas. Também serão realizadas cerca de 40 oficinas temáticas, com participação prevista de 3.000 pessoas.


De acordo com o gerente regional da Emater, Sérgio Carneiro, a seleção de atividades apresentadas leva em consideração o propósito de incrementar melhorias na renda, na geração de empregos, no ambiente e na qualidade de vida no campo. Ele ressalta que será dada atenção especial às atividades agropecuárias que mais contribuem na economia regional e na composição da renda dos agricultores no Norte do Paraná.


Ocupando uma área de 11 mil metros quadrados, a Via Rural/Fazendinha extrapola o contato com os produtores e acaba envolvendo público grandioso devido às várias atividades interativas, especialmente as crianças que se divertem e se informam sobre a vida no campo.

A coordenação e realização do projeto é do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, com os parceiros realizadores: Iapar e Uel. Parceiros institucionais: Sema, IAP, Águas Paraná, Sicredi, Unopar, Sanepar, Embrapa Soja, Faep, Fetaep, AEA-Londrina, entre outros.


Continue lendo