Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conheça na Expo

Fácil de plantar, juçara rende de açaí a palmito

Giovana Oliveira
Estagiária*
11 abr 2019 às 11:07
- Arquivo Pessoal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Considerada prima do açaí, a palmeira juçara pode ser usada de várias formas. Dela, pode ser extraída o fruto que pode virar de sorvete a geleia, além do palmito. Pela proximidade das plantas, a juçara também é chamada de açaí e pode servir como mais uma fonte de lucro para produtores rurais.


Com o intuito de despertar o olhar do agricultor, uma oficina promovida pela engenheira de alimentos e professora da UEL (Universidade Estadual de Londrina) Sandra Garcia pretende incentivar o plantio da fruta, que é nativa da região e está em extinção.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A juçara tem opção de aproveitamento do fruto, pois estimula a preservação e o cultivo das palmeiras, as sementes podem ser reaproveitadas para germinação de novas plantas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sete anos depois

Esquadrilha da Fumaça retorna aos céus de Londrina

Imagem de destaque
Seu bolso no parque!

Confira preços de comidas na ExpoLondrina 2019

Imagem de destaque
Neste sábado

Esquadrilha da Fumaça volta a se apresentar na ExpoLondrina

Imagem de destaque
O Zé da recaída tá ligando aí

Gusttavo Lima encerra a temporada de shows da ExpoLondrina 2019


O plantio da palmeira juçara é fácil, mas o desenvolvimento da planta é demorado. A colheita varia de três a cinco anos, dependendo das reações do tempo, afirma Sandra. Os interessados em conhecer a juçara, poderão conferir as mudas na Fazendinha até domingo (14).


O projeto apresentou alternativas para pequenos produtores e para a área urbana, afirma o engenheiro de alimentos da Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica Extencao Rural), José Humberto Soares. "[Pelo evento] A população poderá entender as aplicações e o trabalho feito nas instituições de ensino e nas extensões rurais, criando alternativas de plantio para os produtores como outra fonte de renda", diz Soares.

(*sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade